PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE AGOSTO DE 2015

Paulo Camolesi pede informações sobre o projeto Aedes do Bem


Vereador teve aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira (27) o requerimento 688/2015



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira (27) o requerimento 688/2015, do vereador Paulo Camolesi (PV), que solicita informações do Executivo Municipal sobre a liberação de mosquitos geneticamente modificados em Piracicaba, resultado do projeto Aedes aegypti do Bem, uma parceria entre a Prefeitura e a emrpesa Oxitec. 

Conforme o projeto do Executivo, os mosquitos machos são liberados três vezes por semana na região do bairro Cecap em uma ação prevista para ocorrer durante 10 meses. O lote de mosquitos comprado para teste custou R$ 150 mil, ainda conforme informações oficiais divulgadas na imprensa. 

Paulo Camolesi (PV) lembra ainda que a comercialização do serviço foi realizada sem o aval da Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) e que, por isso, o projeto ocorre em forma de teste, subsidiado pela empresa e pela Administração Municipal. 

O vereador pede, no requerimento, relatório de acompanhamento do experimento realizado no Cecap desde o início da soltura dos mosquitos até 31 de julho, onde conste a correlação da população estimada do mosquito e casos de dengue no local do experimento no período estudado; dados de incidência de dengue no município no mesmo período; e quantidade de liberações já realizadas e  a população de mosquito por liberação. 

Pede também os estudos de impacto ambiental ou documentação análoga, além de estudo de viabilidade econômica e valores despendidos pelo município, parecer de dispensa de licitação e cópia do contrato de serviço entre empresa e prefeitura.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Paulo Camolesi

Notícias relacionadas