PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE AGOSTO DE 2022

Oficina aborda gestão e redução de riscos de desastres


Oficina realizada na Prefeitura de Campinas tratou da gestão de riscos e da redução de riscos de desastres por meio de planejamento estratégico.



EM CAMPINAS (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Uma oficina realizada na Prefeitura de Campinas (SP) abordou a gestão de riscos e a redução de riscos de desastres por meio de planejamento estratégico. Ferramentas para a prospecção de cenários foram apresentadas no evento, que ocorreu na sala de resiliência a desastres da Defesa Civil e foi acompanhado pelo mandato coletivo A Cidade É Sua, da vereadora Silvia Morales (PV).

Os municípios que aderiram à iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), da ONU (Organização das Nações Unidas), assumem compromissos em prol da gestão de riscos e da redução de riscos de desastres, devendo iniciar o uso de ferramentas de autoavaliação para identificar o nível atual de resiliência (diagnóstico local), depois possibilitar a prospecção de cenários e a construção do plano local de redução de riscos de desastres ou plano local de resiliência.

Cidade resiliente, segundo a ONU, é aquela que "toma medidas de prevenção e preparação a desastres com o objetivo de proteger seus bens (pessoas, residências, mobiliários, herança cultural e capital econômico) e está preparada para minimizar perdas físicas e sociais decorrentes de eventos climáticos extremos".

Campinas é considerada referência nacional em Política Municipal de Proteção e Defesa Civil e nas ações de gestão de riscos e gerenciamento de ocorrências, como inundações, estiagem, secas, queimadas e outros possíveis desastres.

Silvia Morales lembrou que Piracicaba aderiu à iniciativa MCR2030 no primeiro semestre deste ano. "A participação no evento teve os objetivos de verificar o que está em andamento em um município reconhecido como referência e trocar experiências para apoiar Piracicaba no funcionamento do seu Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil e no início das atividades pertinentes à adesão à iniciativa em questão", comentou a vereadora.

"Ressalta-se ainda a importância das ações da Defesa Civil, como adaptação às mudanças do clima, em momento bastante oportuno de concepção atual da política municipal de enfrentamento às mudanças climáticas em Piracicaba", acrescentou Silvia Morales.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Meio Ambiente Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas