PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE MAIO DE 2017

Municípios estudam criação do Geoparque Corumbataí na região


Apresentado nesta 2ª-feira, projeto mobiliza as oito cidades da bacia do rio Corumbataí



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Seminário aconteceu nesta segunda-feira na Unesp de Rio Claro

Seminário aconteceu nesta segunda-feira na Unesp de Rio Claro
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Representantes apresentaram características de seus municípios

Representantes apresentaram características de seus municípios
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Seminário aconteceu nesta segunda-feira na Unesp de Rio Claro

Seminário aconteceu nesta segunda-feira na Unesp de Rio Claro
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Potenciais piracicabanos foram apresentados por Carlos Ambrosano, da Sedema

Potenciais piracicabanos foram apresentados por Carlos Ambrosano, da Sedema
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Promotor de Justiça Ivan Carneiro Castanheiro alertou municípios sobre o PDUI

Promotor de Justiça Ivan Carneiro Castanheiro alertou municípios sobre o PDUI
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 9) Salvar imagem em alta resolução

José Alexandre Perinotto, da Unesp, apresentou as vantagens para a região

José Alexandre Perinotto, da Unesp, apresentou as vantagens para a região
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Francisco Lahóz, do Consórcio PCJ, destacou parecer positivo da Unesco

Francisco Lahóz, do Consórcio PCJ, destacou parecer positivo da Unesco
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Longatto relembrou implantação do Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí

Longatto relembrou implantação do Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 9) Salvar imagem em alta resolução

Longatto relembrou implantação do Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí

Longatto relembrou implantação do Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Representantes apresentaram características de seus municípios



Os oito municípios do Estado de São Paulo que compõem a bacia do rio Corumbataí, entre eles Piracicaba, se mobilizam para a criação do Geoparque Corumbataí. Ainda que numa fase embrionária, as vantagens do projeto em prol do desenvolvimento sustentável, incluindo a preservação dos patrimônios natural e cultural, foram apresentadas em simpósio nesta segunda-feira, 29, em Rio Claro, na Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

O conceito, ainda novo no Brasil, já é realidade no sul do Ceará, com a implantação do Geoparque Araripe, numa área entre os municípios Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Há também o Arouca Geoparque, entre a área metropolitana do Porto e a região norte de Portugal. Se implantado, o Geoparque Corumbataí compreenderá as cidades de Analândia, Corumbataí, Itirapina, Rio Claro, Ipeúna, Santa Gertrudes, Charqueada e Piracicaba.

Dotado de sítios naturais de alta relevância, um geoparque é uma área protegida, com limites definidos, provido de patrimônio geológico de valor científico, histórico e cultural que, em cooperação com seus habitantes, visa promover estratégias de desenvolvimento sustentável por meio do turismo e da educação ambiental.

A intenção é que o geoparque venha para promover o desenvolvimento socioeconômico e a sustentabilidade natural dos oito municípios, além de resgatar, valorizar e preservar a cultura regional, informou a advogada especializada na área ambiental, Luciana Cordeiro Fernandes, docente da Unicamp em Limeira.

Aos municípios, além das vantagens acima, José Alexandre Perinotto, diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp, colocou como facilitadores o fato de não necessitar de novas leis, não trazer regramentos legais específicos para uso da área e não ocorrer a exclusão das atividades já desenvolvidas pela população. “É um conceito novo, do início dos anos 2000, e que deste então permitiu a consolidação de 127 geoparques em 35 países. Ao analisarmos os oito municípios da bacia do Corumbataí, percebemos que há todas as condições para a criação de um geoparque”, declarou.

Para efetivar o Geoparque Corumbataí é necessária certificação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), detentora do selo Global Geoparks Network. São 17 metas a serem cumpridas, em sintonia com uma agenda universal a ser perseguida mundialmente até 2030. “Temos muito trabalho pela frente, incluindo o diálogo com todos os atores envolvidos, municípios, associações e empresas”, completou Perinotto.

ADESÃO - Os prefeitos e representantes das cidades foram unânimes em afirmar que o geoparque irá contribuir para a exploração do potencial da região, já que muitos municípios são de pequeno porte e têm dificuldades de implementar ações nas áreas de vocação, como os turismos rural e de aventura, histórico-cultural e ecoturismo, além do apelo gastronômico.

Os interesses de Piracicaba no geoparque foram apresentados por Carlos Ambrosano, do Departamento de Controle Ambiental da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente). “Somos o último município da bacia hidrográfica. Logo, tudo o que acontece nela é de nosso interesse, principalmente em termos de desenvolvimento, uma vez que 90% do abastecimento da cidade se dá pelo rio Corumbataí”, declarou ele, lembrando que Piracicaba possui todos os aspectos de integração regional, por ser a maior cidade entre as oito.

O vereador José Aparecido Longatto (PSDB) representou a Câmara de Piracicaba no encontro. Ele destacou o pioneirismo de Piracicaba na criação do Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí, além de lembrar da importância do Aglomerado Urbano de Piracicaba e do potencial para a efetivação da Região Metropolitana de Piracicaba. “O Fórum começou em 1994, quando muita gente duvidou do nosso êxito. São 20 anos buscando parceiros, buscando a conscientização e a integração. Acredito que uma semente foi plantada nesse encontro pela Unesp e Unicamp. Temos todas as condições para o desenvolvimento do geoparque, pois trará muitos benefícios aos oito municípios”, disse.

O simpósio em Rio Claro é fruto de uma “provocação” do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o Consórcio PCJ. No final de 2015, o Consórcio enviou à Unesco uma consulta a respeito da viabilidade do geoparque e recebeu resposta positiva. Depois disso, os pesquisadores da Unesp e da Unicamp iniciaram os estudos relativos à geodiversidade e geoconservação na região.

Segundo Francisco Carlos Castro Lahóz, secretário executivo da entidade, a região sai na frente na implantação do geoparque, por contar com iniciativas positivas, como o Fórum em Defesa do Rio Corumbataí. “Significa a organização entre os municípios de suas potencialidades já existentes, algumas já bem exploradas, como Piracicaba e Analândia. Piracicaba, por exemplo, tem um centro turístico e redes hoteleiras e gastronômicas a contento. O que falta é cumprir as exigências da Unesco e dar o contexto tecnológico de visitas arqueológicas.”

PDUI – O promotor de Justiça Ivan Carneiro Castanheiro esteve no evento para alertar os municípios sobre a necessidade de adequação ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). Amparado na lei 13.089, de 2015, conhecida como Estatuto da Metrópole, ele estabelece que até 2018 as regiões metropolitanas e as aglomerações urbanas desenvolvam uma série de ações para unificar os interesses e as políticas públicas dos municípios. No entanto, isso não ocorreu com a Aglomeração Urbana de Piracicaba, que conta com 23 cidades.

Castanheiro integra o Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente) – Núcleo PCJ Piracicaba e disse que é preciso fazer o levantamento de dados primários no âmbito dos municípios e os secundários, via governo estadual, para a composição das funções públicas de pleito regional. “A lei federal determina que o Ministério Público acompanhe o PDUI e zele, entre outras coisas, para que haja, de fato, a participação de todos os municípios na identificação e formatação das funções de interesse comum”, declarou ele, citando ainda a necessidade de cada município em adequar seus planos diretores ao PDUI.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Fórum Defesa do Rio Corumbataí José Longatto

Notícias relacionadas