
10 DE ABRIL DE 2015
Entidade, que pretende ser criada neste mês, quer implementar projetos sociais voltados às crianças
Matheus Erler e representantes da Acespir
O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Matheus Erler (PSC), recebeu ontem (9) a visita de representantes da Associação Cultural das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Piracicaba (Acespir). O objetivo do encontro foi, além de apresentar a nova entidade, pedir parceria do poder Legislativo para a promoção de uma exposição fotográfica sobre o carnaval da cidade e apoio a outras ações na área social.
Da reunião, representando a Acespir participaram Roberto Crivellari, Cristiano Nardon, Felipe Bicudo e Wilson Berto. Nardon apresentou a Acescpir, que deverá ser criada neste mês, com a expectativa de ser a porta-voz das escolas de samba de Piracicaba. Para isso, no próximo domingo (12), a entidade promoverá o “Samba dos Amigos”, a partir das 11 horas, na rua Moraes Barros, 662. Com os recursos que serão arrecadados, o grupo espera tornar a Acespir uma entidade jurídica.
A intenção do grupo é, novamente, tornar representativo, popular e atrativo ao turismo o Carnaval de Rua de Piracicaba, que em tempos áureos era frequentado até “por artistas globais”, disse Nardon. A Acespir, com base em pesquisas, entende que o carnaval é um dos principais eventos que movimenta a economia nacional, principalmente todo início de ano.
Os representantes da Acespir relataram duas boas experiências sociais das escolas de samba Estrela de Prata e, mais recentemente, da Pérola Negra. A primeira com o atendimento de reforço escolar, artesanato, capoeira e dança a cerca de 40 crianças e, a segunda, com a implantação de curso para formação de jovens ritmistas. Os dois projetos afastam as crianças das ruas.
Sobre estes trabalhos, a Acespir pediu o apoio do presidente Matheus Erler para discutir com o poder Executivo a destinação de um espaço para abrigas essas ações sociais. No Mario Dedini, por exemplo, a dependência do uso de um único espaço, no caso o prédio do Varejão, tem dificuldade a manutenção do reforço escolar das crianças. Além disso, as escolas vão pedir à Prefeitura apoio na contratação de profissionais para ministrarem aulas nas escolas, a partir da apresentação de seus projetos sociais.
Sobre a exposição fotográfica, que recebeu apoio do presidente Matheus Erler, a intenção é desenvolver uma campanha, envolvendo os fotógrafos, jornais e entidades da cidade, que culminará na mostra “Resgate cultural e histórico do carnaval piracicabano”, a ser exibida nos próximos meses.
Finalizando o encontro, Matheus Erler pediu que, realmente, a Acespir reúna todas as escolas e agremiações carnavalescas da cidade e se torne juridicamente apta a desenvolver o trabalho a que se propõe, porque “somente trabalhando juntos, numa única direção é que as batalhas serão vencidas. Quem ganhará com isso, com certeza, será o Carnaval de Rua de Piracicaba”, concluiu.