PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE MARÇO DE 2024

Vereador divulga atividades da Sinfônica de Piracicaba em 2024


Para Pedro Kawai, Orquestra é motivo de orgulho para Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Para vereador, Piracicaba deve se orgulhar da orquestra



O vereador Pedro Kawai (PSDB) vai iniciar um trabalho de divulgação das atividades da temporada 2024 da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), através de seus perfis nas redes sociais e também durante as reuniões ordinárias da Câmara. Ele participou, no último final de semana, da abertura da temporada, em evento regido pelo maestro alemão Knut Andreas e com solos do pianista Rogério Zaghi.

Os concertos em Piracicaba são realizados por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e contam com o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, além de patrocinadores. "Nossa Orquestra é a mais antiga em atividade no Brasil,  por isso e pela gigantesca qualidade, tem uma enorme representatividade no meio artístico. Temos que nos orgulhar disso", avaliou o parlamentar.

"A Temporada 2024 reserva momentos aguardados com expectativa e a abertura foi especialmente marcante. Esperamos que o público desfrute desta ocasião única e aprecie a programação cuidadosamente elaborada para este ano", expressou o maestro Knut Andreas, diretor artístico e regente titular da OSP.

O pianista Rogério Zaghi, renomado por suas atuações como solista em diversas orquestras, enriqueceu a estreia com sua participação. A peça de abertura, "Abertura para uma comédia", escrita pelo alemão Hanns Eisler em 1930, é uma composição originalmente destinada à peça de teatro "Lustspiel", de Ernst Toller. Caracterizada pela fusão de elementos musicais tradicionais e modernos, a obra reflete a vanguarda musical do século 20.

O segundo destaque da noite foi o "Concerto para piano e orquestra, em Fa menor, Op. 20", do russo Alexander Scriabin. Com influências de Chopin e Rachmaninoff, a peça, composta quando Scriabin tinha apenas 24 anos, é conhecida pela escrita virtuosística para o piano, exigindo habilidade técnica excepcional do solista.

A OSP também apresentou "The Lady and the Hooligan", um balé do russo Dmitri Shostakovich. A obra, que reflete diversos estilos contemporâneos, incluindo expressionismo e neoclassicismo, explora contrastes sociais e românticos ao contar a história de uma jovem dama e um "vagabundo" apaixonados.

 



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Aline Macário - MTB - 39.904


Cultura Pedro Kawai

Notícias relacionadas