PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE ABRIL DE 2013

João Manoel leva prefeito para reunião no Distrito de Tupi


Atendendo a uma promessa de campanha, o vereador João Manoel dos Santos (PTB), presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, levou o prefeito Gabriel Ferrato pa (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


Atendendo a uma promessa de campanha, o vereador João Manoel dos Santos (PTB), presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, levou o prefeito Gabriel Ferrato para uma reunião, na noite desta terça-feira, 16, com os moradores do Distrito de Tupi, o qual congrega diversos bairros e com diferentes reivindicações ao poder público. “Tenho a satisfação de estar aqui porque estamos cumprindo promessa de campanha”, disse João Manoel, que, ano passado, esteve lá como candidato.

Em quase três horas de conversa os moradores puderam expor diversos problemas ao prefeito Gabriel Ferrato, e debateram possíveis soluções, além de esclarecerem dúvidas quanto aos limites da administração municipal. “Estamos aqui com o intuito de conhecer quais são suas principais necessidades e, na medida do possível, vamos fazer os encaminhamentos”, disse Ferrato.

As reivindicações envolveram diversos setores, como lazer, saúde, água, asfalto e segurança. No primeiro quesito, foi levantada a possibilidade da construção de um campo de futebol naquela região. De acordo com os moradores, o atual campo é pequeno e insuficiente para atender quem realmente poderia utilizá-lo – “é pequeno, mal dá para as crianças da creche usarem”, disse um dos cerca de 30 moradores que ocuparam o refeitório da EMEI Jardim Bartira, onde foi a reunião.

Existe, porém, a dificuldade para definir um espaço com capacidade para ser construído o campo de futebol, já que as áreas ou são particulares ou são áreas de proteção permanente (APP). “Esta região tem a capacidade para receber um loteamento e, quando isso acontece, o empreendedor precisa definir uma área institucional para ser construída uma área de lazer”, lembrou Ferrato, que se comprometeu a estudar a possibilidade de outros espaços. O objetivo será o de criar uma área de lazer completa, incluindo ainda pista de caminhada, playground e academia ao ar livre.

O vereador João Manoel disse que, para fazer o levantamento das áreas, seria necessária a disponibilização de “um ou dois moradores para nos acompanharmos e que pudessem nos ajudar para definir onde poderia ser o melhor local”, destacou o vereador.

SAÚDE – A agente de saúde Rosimary dos Santos Acelino, que atua no Programa Saúde da Família (PSF) Tupi, destacou a necessidade de ampliação no atendimento naquela região. Ela destacou que já foram cadastradas 3.600 famílias na unidade, enquanto o recomendado pelo Ministério da Saúde é que cada PSF cuide de mil famílias. “A gente sabe da dificuldade de médico em toda cidade e Brasil, mas é preciso registrar esta necessidade de ampliação do programa por aqui”, disse.

Foi sugerida a implantação de uma unidade do PSF também no Jardim Bartira, evitando com que os pacientes do bairro tivessem que se locomover uma distância muito grande até o posto atual. Mas, como lembrou Ferrato, antes de pensar na construção de uma nova unidade é preciso pensar na contratação dos médicos. “Às vezes, temos uma alegria ao inaugurar a unidade, mas depois fica a tristeza por não ter os profissionais”, disse ele, que lembrou do concurso municipal, realizado no último domingo, 14, para contratação de 58 profissionais para rede municipal de saúde.

Outros assuntos colocados pelos moradores é a dificuldade da água, que ainda não chegou ao bairro Tijuco Preto – outro que também forma o Distrito de Tupi. O vereador João Manoel disse que entrará em contato com o presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo, para levá-lo à comunidade e conversar com os moradores. “Vamos dar este encaminhamento”, prometeu o vereador.

A condição do asfalto naquela região também foi muito criticada pelos moradores. O aposentado Carlos José, que mora no bairro Santa Isabel, sintetizou a situação. “Se o asfalto é um problema em toda a cidade, pegue esta condição e eleve ao quadrado, ou até ao cubo, para entender qual a situação dos moradores do bairro Santa Isabel e de todo o distrito”, disse ele. Existem algumas regiões onde a dificuldade é com os proprietários de chácaras, os quais não costumam aderir ao asfalto porque teriam que pagar mais pelo benefício, o que acaba complicando a vida dos outros moradores.

“O grande problema do asfalto é que nem todos os prefeitos anteriores fizeram um bom plano de recapeamento, como foi realizado pelo Barjas Negri, em oito anos de governo, e como eu pretendo fazer”, disse Gabriel Ferrato, que lembrou que o bairro no Distrito de Tupi foi feito quando ele integrou o governo do ex-prefeito João Herrmann Neto, no final dos anos 1970. “De lá pra cá, nada mais foi feito, e agora precisamos rever todo este tempo de negligencia”, destacou o prefeito.

Por fim, o assunto foi a segurança. Os moradores reclamaram que a região é muito utilizada como local para desmanche de veículos roubados ou rota de fuga, já que é vizinha com a SP 304, estrada que liga a cidade às rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera. “Neste caso, eu entendo que o importante é que possamos ampliar a ronda da Guarda Civil Municipal”, disse o prefeito Gabriel Ferrato, que irá passar o encaminhamento ao comandante da GCM, Silas Romualdo.

Texto: Erich Vallim Vicente MTb 40.337
Foto: Davi Negri MTb 20.499



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas