
01 DE JULHO DE 2025
Thiago Diniz Barne Ganeo, o Chicão, discursou na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Piracicaba na noite desta segunda-feira (30)
Chicão pediu apoio do poder público para melhorar a captação de recursos para o esporte em Piracicaba
O atleta piracicabano bicampeão mundial de rafting, Thiago Diniz Barne Ganeo, conhecido como Chicão, da Ascapi (Associação de Canoagem de Piracicaba), discursou na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta segunda-feira (30), para pedir apoio do poder público à modalidade e a outros esportes na cidade.
"Hoje estou aqui para falar um pouco do esporte na cidade de Piracicaba, que vem pedir socorro. O esporte vem passando por muitas dificuldades pela falta de verba e de apoio em todas as modalidades", disse o atleta, que, além de ser destaque atual da modalidade, é também campeão pan-americano e "o primeiro a montar a primeira equipe de para-raft da história do Brasil e a primeira equipe de pararafting do mundo a ir aos Jogos Pan-Americanos".
Ele falou sobre sua trajetória no esporte, com destaque para o papel da Ascapi em sua formação, não apenas como esportista, mas como pessoa.
"A Ascapi mudou a minha vida. Ela me mostrou o poder do esporte e o poder que o esporte tem de mudar a vida das crianças. Venho de uma família e de um bairro carente, e não tinha muita condição para fazer uma faculdade ou para conhecer outras realidades que o meu bairro não me proporcionava. No meu bairro havia muitos traficantes, muitas pessoas do mal e pessoas que não queriam que a gente fosse para um bom caminho. Graças a Deus, eu fui pelo caminho do esporte, fui para a Ascapi e hoje estou aqui", disse.
Apesar de todas as conquistas viabilizadas por meio da Associação, segundo o atleta, falta apoio do poder público para que mais pessoas, principalmente as mais necessitadas, possam participar das atividades ofertadas.
"A Ascapi ministra aulas há 27 anos na cidade de Piracicaba. No entanto, pouquíssimas crianças de bairros carentes fazem as aulas na Ascapi e nas associações aqui da cidade. E por quê? Falta de oportunidade. Se você pegar os dados das crianças que vão às associações para a prática das atividades, são as crianças que têm oportunidade, ou seja, as crianças de classe média, classe média alta ou classe alta. As crianças que realmente precisam desses projetos na cidade de Piracicaba, que são gratuitos, não têm esse acesso por falta de oportunidade", explicou.
Para tanto, de acordo com Chicão, além do baixo investimento percentual do orçamento do município para os esportes em geral, também colabora para esse cenário a falta de conhecimento e capacitação das associações para captar recursos por meio de projetos junto a empresas e outras fontes de financiamento.
"Não temos o conhecimento na cidade, por incrível que pareça, uma cidade como Piracicaba, com um PIB de mais de R$ 3 bilhões, não temos conhecimento, pessoas capacitadas para mostrar às associações, que hoje, em sua grande maioria, estão irregulares por falta de conhecimento, como chegar a essa fonte. Dinheiro tem; no entanto, falta projeto, falta oportunidade para as associações conseguirem esse tipo de projeto."
Ele também falou sobre iniciativas e projetos existentes em outros municípios que podem servir de exemplo para Piracicaba, e pediu apoio dos parlamentares com ações que auxiliem na obtenção de mais verbas para o esporte na cidade e na ampliação do acesso à parcela mais necessitada da população.
O discurso completo do atleta Thiago Diniz Barne Ganeo pode ser revisto no vídeo acima.