PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE NOVEMBRO DE 2014

Grande Otelo será homenageado em solenidade da Câmara


Centenário de nascimento do ator e compositor mineiro será lembrado nesta quinta-feira (20), o feriado da Consciência Negra



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, João Manoel dos Santos (PTB), se reuniu na tarde desta terça-feira (18) com representantes do Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba (Conepir) – Fermino Neto, Adney Araújo, Adilson Abreu e Acácio Godoy – para anunciar que, nesta quinta-feira (20), feriado em celebração de Zumbi dos Palmares, será homenageado o ator Grande Otelo, entre outras personalidades. A solenidade se iniciará às 10 horas, no salão nobre “Helly de Campos Melges”. 

A festividade tem como destaque os 100 anos de nascimento de Sebastião Bernardes de Souza Prata, mais conhecido como Grande Otelo, considerado um dos maiores atores do Século XX e o primeiro artista negro a ocupar espaço de destaque no cinema e na televisão brasileira. Nascido em Uberlândia, em 18 de Outubro de 1915, sua trajetória de vida foi marcada pela superação de tragédias, pobreza e preconceitos. Seu pai morreu esfaqueado e a mãe era cozinheira que sofria com o alcoolismo. Sebastião transformou toda esta história em oportunidade quando fugiu com uma companhia de teatro mambembe que passava por Uberlândia e foi adotado pela diretora do grupo, Abigail Parecis, que o levou para São Paulo. 

Consagrou-se como ator, comediante, cantor e compositor. Participou de diversos filmes brasileiros de sucesso, com destaque para as famosas comédias nas décadas de 1940 e 1950, que estrelou em parceria com o cômico Oscarito, e a versão cinematográfica de Macunaíma, realizada em 1969. A partir dos anos 1960, Otelo foi contratado pela TV Globo, onde atuou em várias novelas de grande sucesso. Também trabalhou no humorístico “Escolinha do Professor Raimundo” no início dos anos 90 e seu último trabalho foi uma participação na novela Renascer. O ator morreu em 1993 quando viajava para Paris para uma homenagem no Festival de Nantes. Vítima de um ataque do coração fulminante, Grande Otelo deixou cinco filhos. 

A solenidade de reconhecimento em comemoração à Semana da Consciência Negra espera receber aproximadamente 200 pessoas e será feita aos familiares e filhos de Grande Otelo e a outras personalidades da comunidade negra de Piracicaba, como Sabino José Araújo de Freitas, Antônio Carlos Benedito, Márcia Benedita de Moraes Braz, Jair de Paula Ferreira Junior, Marcelo Abrahão e Padre Antonio Célio. Também será realizado o 1° ano do troféu ‘Zumbi Conepir’. 

“A idéia é homenagear um líder que represente a data e cidadãos comuns. Muitas vezes as honrarias ficam restritas somente na classe artística”, disse Fermino Neto, que salientou a importância da homenagem a Grande Otelo, por representar o “primeiro município a homenagear o centenário de nascimento do ator”. 

O presidente do Conepir, Adney Araújo, enfatizou que o conselho veio para fortalecer as iniciativas voltadas à comunidade negra. “Trabalhamos a consciência negra nos 365 dias do ano e em 20 de Novembro avaliamos estes resultados”. 

João Manoel destacou que o objetivo desta ação entre o Poder Legislativo e a instituição é a reflexão. “A importância deste evento que acontece anualmente é passar a conscientização, promovendo a troca de informações, cultura e história. Quando escuto que não existe racismo e nem preconceito, isso me choca, porque sabemos que existe. Não existem raças superiores, existem seres humanos”. Ele também pontuou que gostaria que houvesse mais pessoas negras atuando na área da política.



Texto:  Natália Zanini
Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas