PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE ABRIL DE 2018

Escola do Legislativo encerra inscrições para 3 cursos nesta sexta


Eventos promovem debate sobre Plano Diretor, direitos humanos e cidadania na Constituição de 1988 e reciclagem artística e pedagógica



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Escola do Legislativo é uma estrutura da Câmara de Vereadores de Piracicaba



Três eventos promovidos pela Escola do Legislativo terão as inscrições encerradas nesta sexta-feira (20). O quarto minicurso sobre Plano Diretor, a oficina de reciclagem artística e pedagógica e a palestra "Direitos humanos e cidadania na Constituição de 1988" ocorrerão na próxima semana. Os cadastros podem ser feitos pelo site escola.camarapiracicaba.sp.gov.br.

Plano Diretor terá um último debate no dia 24, às 14h. Na oportunidade, os arquitetos e urbanistas Jacqueline e Maxwell, da Taboca Arquitetura, debaterão o tema "Os projetos de habitação de interesse social e suas interferências no território". Em seguida, Sofia Rontani, também arquiteta e urbanista, discorrerá sobre "A legislação e os caminhos da segregação socioespacial".

O primeiro encontro do minicurso lotou o salão nobre da Câmara para palestra sobre os desafios do Plano Diretor e a perspectativa do instrumento na Zona Rural. No segundo debate, Eduardo Salgado Marconi, arquiteto, urbanista e professor, detalhou o uso de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para a regularização do Green Park, em Bragança Paulista (SP), um loteamento de 90 chácaras formado em 1987 e que ao longo do tempo foi ocupado irregularmente, chegando a 400 casas. Na última aula, realizada nesta quarta-feira (18), o professor Roberto Braga, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), mediou debate em sustentabilidade e a arquiteta Laís Salvador falou sobre parques lineares.

Oficina "Reciclagem artística pedagógica" terá, por meio de intervenções artísticas e poéticas, produção de peças em PET, feitas pelos participantes a partir de uma metodologia diferenciada e aplicada por Daniel Ferraz de Campos, com foco no debate sobre sustentabilidade.

A atividade será realizada nos dias 20 e 27 deste mês, das 14h às 16h.

A palestra "Direitos humanos e cidadania na Constituição de 1988" terá duração de duas horas e será ministrada pelo professor Rodrigo Coelho, no dia 26, às 20h.

No evento, serão discutidos os sistemas internacionais de proteção de direitos humanos (global e regional) e os impactos na Constituição de 1988. Coelho também comentará sobre a dignidade da pessoa humana e a prevalência dos direitos no contexto dos princípios fundamentais da República Federativa do Brasil.

A ESCOLA - A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba foi criada pelo decreto 63/2014, de autoria do ex-vereador João Manoel dos Santos, e tem por objetivo a realização de ações voltadas à educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias, capacitação e atualização de corpo técnico, servidores e vereadores. Atualmente, é dirigida pela vereadora Nancy Thame (PSDB) e coordenada pelo diretor do Departamento de Documentação e Arquivo, Fábio Bragança.



Texto:  Lucas Lima
Supervisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Escola do Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas