PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE AGOSTO DE 2018

Em caráter experimental, Câmara inicia transmissões em libras


Ampliando a acessibilidade, Legislativo dá mais um passo que fortalece a transparência pública



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

TV Câmara estreia intérprete em libras hoje






A partir de hoje, na 47ª reunião ordinária, a Câmara de Vereadores inicia as transmissões ao vivo, para TV Câmara e rede social Facebook, com apoio de um intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. O serviço é mais uma iniciativa da Mesa Diretora da Casa, com o objetivo de ampliar a transparência dos trabalhos legislativo e a inclusão da pessoa com deficiência nas atividades.

O Diretor do Departamento da TV Legislativa, Felipe Marchiori, está coordenando as transformações físicas necessárias para implementação definitiva do serviço. “Está em fase de conclusão a adequação de uma sala no terceiro andar do prédio principal, onde o profissional atuará durante as reuniões”, disse.  Segundo ele, a Casa possui todos os equipamentos necessários para o processo. "O objetivo é que o intérprete esteja em um ambiente adequado, sem interferências de ruídos, para que possa se concentrar na atividade da melhor forma possível", disse.

Considerada a segunda língua oficial do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais está prevista em lei. Possui todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática semântica, pragmática, sintaxe, entre outros elementos. Inicialmente, as reuniões ordinárias, às segundas e quintas-feiras, terão transmissões em libras.

Criada em 3 de março de 1999, a TV Câmara pode ser sintonizada nos canais 60.4 em sinal digital, e 8 da Net, 9 da Vivo ou por meio do site da Câmara e dos canais oficiais do Legislativo no Facebook e no Youtube.

(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara")



Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Supervisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara
Edição de TV:  TV Câmara


Câmara

Notícias relacionadas