PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE MAIO DE 2016

Demolição de imóveis surpreende moradores do Santa Isabel


Para tentar entender os motivos da derrubada de cinco casas na região, eles se reuniram com o vereador João Manoel dos Santos (PTB)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Moradores do bairro Santa Isabel, na região do Distrito de Tupi, foram surpreendidos com a demolição de cinco imóveis na rua José Pedreira há cerca de um mês e meio, quando equipes da Semob (Secretaria Municipal de Obras), sob proteção da GCM (Guarda Civil Municipal), estiveram no local. “Eles simplesmente começaram a derrubar tudo, sem qualquer aviso prévio”, lembra o aposentado Gerson Ferreira, que reside na mesma via há dois anos.

Na manhã deste domingo (22), eles receberam a visita do vereador João Manoel dos Santos (PTB), com o intuito de entender o que levou à demolição dos imóveis e quais os procedimentos os proprietários de casas naquela região devem tomar para regular a situação fundiária do bairro. “Os motivos pelos quais eles (equipe da Semob) explicaram a demolição eram todos desencontrados, uma hora cada um fala algo diferente”, acrescenta Gerson Ferreira. 

Ao buscarem as denúncias que, de fato, motivaram a demolição, os moradores não obtiveram informações exatas. No primeiro momento foram informados de que a derrubada foi motivada por conta de estarem em áreas de proteção permanente (APP), mas depois também foi dito que o problema é que os terrenos de mil metros quadrados não poderiam ter sido loteados naquele local. 

O vereador João Manoel dos Santos (PTB) disse que, qualquer uma que seja a motivação apresentada, não parece ser suficiente. “Toda essa região ainda precisa ser regularizada, então não há motivo de apenas uma rua ser penalizada”, avaliou o parlamentar, que no passado contribuiu para aquela comunidade conquistar o abastecimento de água. “Conheço essa região desde quando começou a ser ocupada e não me parece suficiente as explicações para a demolição”, destacou. 

Para tentar esclarecer a situação, o vereador sugeriu um contato com o procurador-geral do município Mauro Rontani. “Vamos procurar o representante jurídico da Prefeitura e, a partir daí, entender o que de fato acontece para que esses imóveis tenham sido demolidos”, esclareceu. João Manoel também lembra que a falta de regularização dificulta a busca por melhorias, como consertos nas vias públicas, assim como outros serviços públicos.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas