PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

31 DE JULHO DE 2023

Coleção especial reúne fotografias atuais e antigas de Piracicaba


Amplo mosaico fotográfico disponibilizado on-line pela Câmara marca o aniversário de 256 anos da cidade, celebrado nesta terça-feira, 1º de agosto



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 10) Salvar imagem em alta resolução

Salto do rio Piracicaba; fotografia de 2004, de Davi Negri

Salto do rio Piracicaba; fotografia de 2004, de Davi Negri

Aquário Municipal Ilda Borges, julho de 2023. Fotografia de Rubens Cardia

Aquário Municipal Ilda Borges, julho de 2023. Fotografia de Rubens Cardia
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 10) Salvar imagem em alta resolução

Engraxate. Fotografia de 11 de maio de 1997, de Davi Negri

Engraxate. Fotografia de 11 de maio de 1997, de Davi Negri
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 10) Salvar imagem em alta resolução

Matadouro Municipal. Fotografia de 1995, de Fabrice Desmonts

Matadouro Municipal. Fotografia de 1995, de Fabrice Desmonts

Casa do Povoador e o monumento do bicentenário de Piracicaba, inaugurado em 1967

Casa do Povoador e o monumento do bicentenário de Piracicaba, inaugurado em 1967
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 10) Salvar imagem em alta resolução

Menino pula em poça d´água. Fotografia de Davi Negri, de agosto de 1991

Menino pula em poça d´água. Fotografia de Davi Negri, de agosto de 1991

Armazém que hoje abriga o Teatro Erotídes de Campos; fotografia de 2004, de Davi Negri

Armazém que hoje abriga o Teatro Erotídes de Campos; fotografia de 2004, de Davi Negri

Área interna da Penitenciária de Piracicaba; fotografia de 1998 de Davi Negri

Área interna da Penitenciária de Piracicaba; fotografia de 1998 de Davi Negri

Cortejo fúnebre ao prefeito Luciano Guidotti, em 7 de julho de 1968; autoria desconhecida

Cortejo fúnebre ao prefeito Luciano Guidotti, em 7 de julho de 1968; autoria desconhecida
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (10 de 10) Salvar imagem em alta resolução

Cachorro na porta de um dos galpões do Engenho Central. Fotografia de Davi Negri, de 2004

Cachorro na porta de um dos galpões do Engenho Central. Fotografia de Davi Negri, de 2004
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Salto do rio Piracicaba; fotografia de 2004, de Davi Negri



No aniversário de 256 anos da cidade, completados neste 1º de agosto, a Câmara Municipal inaugura “Piracicaba em Mil (e Umas) Imagens”, coleção especial de fotografias de diferentes períodos e acontecimentos locais. São 1.276 itens disponíveis no Atom, sistema on-line de descrição que reúne parte do acervo histórico da Casa de Leis.

O trabalho foi desenvolvido pela equipe de servidores e estagiários do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo. Segundo a chefe do setor, a arquivista Giovanna Fenili Calabria, ao longo dos anos a Câmara acumulou uma série de registros fotográficos da cidade. Parcela considerável é de autoria dos profissionais da própria Casa, os repórteres fotográficos Fabrice Desmonts, servidor municipal desde 1995, e Davi Negri, recentemente aposentado e que permaneceu por 34 anos no Legislativo. Outra parte do acervo também é comum ao de outras instituições que atuam na preservação da memória em Piracicaba.

“A fotografia é essencial para uma análise detalhada das transformações sociais. A partir da observação de uma imagem, é possível identificar as mudanças históricas, geográficas, arquitetônicas e de costumes de um povo ou de uma época. E isso será possível nesse imenso catálogo criado para o aniversário de Piracicaba”, diz Giovanna Calabria, responsável pela organização geral, seleção de fotos e inclusão no sistema Atom.

A intenção não foi a de fazer um recorte específico de data ou tema, pois, durante o processo de pesquisa da equipe do Setor de Documentação não foi possível precisar a origem de alguns itens, nem procedência e datas. O material iconográfico mescla uma série de suportes: de fotografias digitais, presentes no acervo principalmente a partir do ano de 2000, até os antigos negativos e fotos impressos, ambos digitalizados.

Na coleção especial é possível conferir vistas aéreas, prédios, bairros, ruas e avenidas. Assuntos foram divididos em “subséries”: é o caso de um dos principais cartões-postais da cidade, como o rio Piracicaba, e de outros espaços relevantes na história local, como o Engenho Central, o Matadouro Municipal, o Museu da Água, o Cemitério da Saudade, a Estação da Paulista, o Centro Cívico e a praça José Bonifácio.

O recorte contempla ainda bens tombados na cidade –– e reconhecidos pela beleza arquitetônica: o Palacete Luiz de Queiroz, o prédio da fábrica de tecidos “Boyes”, o Clube Coronel Barbosa, as igrejas Catedral e de São Benedito, a Esalq, a Estação da Paulista, a Sociedade Recreativa e Cultural Real Hispano Brasileira, a Santa Casa de Misericórdia, o Museu Prudente de Moraes, o Cemitério da Saudade, entre outros.

Há um outro aspecto facilmente observado ao se percorrer as imagens: nem todas possuem a “beleza plástica” habitual. É que nesses casos os registros ocorreram durante as visitas dos vereadores aos bairros, quando acompanhavam demandas da população por melhorias em infraestrutura e zeladoria (operações tapa-buracos e corte de mato, por exemplo). Estão nestas situações registros dos bairros Cecap, Santana, Santa Olímpia, Santa Rita e Jardim Oriente, as avenidas Armando de Salles Oliveira, Independência, Maria Elisa, São Paulo, Cruzeiro do Sul e Raposo Tavares, além dos prontos-socorros do Vila Sônia e Vila Rezende.

HISTÓRICO – Em outras situações, quem navegar pelo “amplo mosaico fotográfico” terá acesso também a registros históricos. Desse exemplo está o cortejo fúnebre ao prefeito Luciano Guidotti e a chegada do corpo ao Cemitério da Saudade, em 7 de julho de 1968. A imagem traz uma série de “figurões” da Piracicaba de décadas atrás: o bispo Aniger Francisco Melilo, o ex-vereador Francisco Antônio Coelho (que dá nome ao plenário da Câmara) e o pintor Archimedes Dutra.

Outra fotografia que chama a atenção é do ano de 1985, com vista do portal do Cemitério da Saudade. Ela retrata o enterro de Maria Benedita Pereira Penezzi, ou Ditinha Penezzi, a segunda mulher vereadora e a primeira negra eleita pelo voto direto. Ditinha, hoje, dá nome à Tribuna da Câmara Municipal de Piracicaba. 

A coleção especial traz ainda fotografias de prédios demolidos ou readaptados: a capela metodista Trinity, que ficava anexa ao Colégio Piracicabano, na esquina entre as ruas Boa Morte e Rangel Pestana; o lendário Edifício Comurba, que caiu em 1964 e deixou cerca de 50 mortos; o teatro Santo Estevam, localizado onde estava a antiga fonte luminosa da praça José Bonifácio; a Sinagoga na rua Ipiranga, pertencente ao Círculo Israelita Piracicabano, que na ocasião do registro, em 16 de agosto de 2001, passava por processo de demolição; e o edifício Terenzio Galesi, que foi sede de uma agência bancária na rua Prudente de Moraes, originalmente projetado para uma loja de departamentos e casa de câmbio. A área abrigou ainda o extinto jornal O Diário.

O trabalho de organização da coleção especial mobilizou a arquivista Dayane Cristina Soldan, na descrição de fotos, revisão e edição da coleção; o servidor Bruno Didoné de Oliveira, na identificação e descrição de fotos; além dos estagiários Gabriel Tenório Venâncio, também identificando e descrevendo as imagens; Caroline Leme Margiota, na digitalização de fotos físicas e descrição de fotografias; Brenno Rodrigo Monteiro, na digitalização de negativos e seleção de fotos; e Samara Nascimento Lopes, na digitalização de negativos, seleção de fotos e identificação.

COMPARATIVO – Além das imagens do passado, uma parceria entre o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo com o Departamento de Comunicação Social possibilitou a inclusão de várias fotografias atuais de Piracicaba, todas produzidas no mês de julho pelo repórter fotográfico Rubens Cardia.

A partir de um mapeamento feito por Giovanna Fenili Calabria e pelo chefe do Setor de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social, Erich Vallim Vicente, Cardia retratou a Biblioteca Municipal, a ponte e o parque do Mirante, o Aquário Municipal e o salto do rio Piracicaba. Também às margens do rio, foram fotografados a rua do Porto, o Engenho Central e o marco da fundação da cidade, o Museu da Água, o Palacete Luiz de Queiroz, o prédio do Centro Cívico e a pista de skate, as passarelas Pênsil e Estaiada, a fábrica da Boyes, a Casa do Povoador, a área de lazer do trabalhador e o Casarão do Turismo.

Da safra de imagens atuais estão no pacote o Centro Cultural Martha Watts, a praça Miguel Archanjo Benício de Assumpção Dutra (onde fica a pinacoteca), a praça Takaki, o Dom Bosco Assunção, a Estação da Paulista, a Società Italiana Di Mutuo Soccorso, a Igreja Metodista e o Mercado Municipal.

 



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Cultura Documentação

Notícias relacionadas