PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE JULHO DE 2015

Camolesi propõe implantação de projeto Um carro, uma árvore


Vereador enviou indicação à Sedema e defende ação voluntária de concessionárias e proprietários de automóveis novos e usados



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução

Trata-se de gesto simbólico em prol do bem estar da sociedade, diz parlamentar



Com o mote da preservação e conscientização do meio ambiente, o vereador Paulo Camolesi (PV) apresentou a proposta para implantação do projeto Um carro, uma árvore – Plante esta ideia, a ser desenvolvido pela Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) com concessionárias e munícipes que adquirem automóveis no município. Uma indicação foi encaminhada à prefeitura na semana passada, a partir de sugestões coletadas pelo parlamentar com integrantes do seu mandato coletivo.

Com a implantação da medida, as concessionárias que atuam na venda de carros novos e usados devem informar à Sedema, a cada semestre, as unidades comercializadas, sem a necessidade de especificações. A ação solidária consiste no plantio proporcional ao que foi vendido. A mão de obra ficaria sob responsabilidade da empresa, podendo ser voluntária ou contratada.

O local e a data seriam indicados pela Sedema, também responsável pelas questões técnicas como tamanho e o espaçamento das mudas, de acordo com a espécie a ser plantada. As espécies seriam cedidas pelo Viveiro Municipal, com preferência para as nativas.

Camolesi defende ainda que áreas do perímetro urbano sejam priorizadas no plantio, como forma de amenizar os efeitos nocivos à saúde causados pela alta concentração de automóveis, entre eles o aumento da temperatura e poluição sonora, além da maior concentração de poluentes.

O vereador também acredita no incentivo ao consumidor. Ele sugere que a empresa seria a responsável por oferecer uma muda de árvore nativa, com um informe de tamanho, época de florada e instruções de plantio da espécie, para que o plantio seja feito em local adequado, de sua escolha ou indicado pela concessionária.

Segundo o vereador, a iniciativa é inspirada no projeto Plante Vida, já implantado na cidade, e em outras desenvolvidas em cidades brasileiras. Ele lembra que Piracicaba possui um carro para cada duas pessoas, conforme divulgado na imprensa local. “A ação voluntária será de grande estímulo à nossa população e um gesto simbólico da valorização do meio ambiente e do bem estar da sociedade, em detrimento às externalidades negativas geradas pelo uso individual do automóvel.”



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Infraestrutura Urbana Paulo Camolesi

Notícias relacionadas