PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE MAIO DE 2019

Câmara trabalha com afinco para atender população, diz presidente


Gilmar Rotta participou do programa Primeiro Tempo e detalhou ações do Parlamento Aberto



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Mesa Diretora atual começou os trabalhos há cinco meses






"Nós vamos receber, ouvir, firmar parcerias, abrir para as instituições de ensino, conversar com a população e criar um conselho municipal para acompanhar o nosso dia a dia".

A frase é de Gilmar Rotta (MDB), vereador em seu segundo mandato que, desde janeiro de 2019, ocupa a presidência da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Piracicaba, função em que permanece até dezembro do próximo ano.

Em cinco meses de trabalho, o presidente diz que a Câmara trabalhou com afinco "para atender aos ensaios da população piracicabana". As declarações foram dadas nesta quinta-feira (23), quando o parlamentar foi entrevistado pela TV Câmara, no programa Primeiro Tempo.

Segundo Gilmar, há um único objetivo: "fazer Piracicaba melhor, com que a cidade seja reconhecida nacionamente como querida, boa e prazerosa para se viver".

Sobre a pluralidade de iniciativas desenvolvidas em um curto período, o presidente destacou o pioneirismo na implantação do Parlamento Aberto, programa que começou a ser desenhado na gestão anterior da Mesa Diretora e recebeu o reconhecimento da CGU (Controladoria Geral da União). "É um avanço importantíssimo, por sermos a primeira cidade do país a cumprir uma lei nacional", reforçou.

Tendo como principal linha a transparência das ações, a Mesa Diretora visitou e acolheu várias entidades da cidade, entre elas Conespi, OAB Piracicaba, IHGP, CDL, Siemaco, Observatório Cidadão, Diocese de Piracicaba, para reforçar a abertura de diálogo. Para o presidente, a prova de que a Câmara está pronta para acolher ideias plurais está na ocupação feita por estudantes, na semana passada. Após manifestação pelas ruas da cidade, eles foram recebidos por integrantes da Mesa e ocuparam a Tribuna Popular para expor seus argumentos. "Trata-se de um movimento justo, respeitado e sem confusão", lembrou, sobre o apoio público dado aos manifestantes.

Outra mudança que deve ocorrer em breve diz respeito ao uso da Tribuna Popular, antes das reuniões ordinárias. O projeto de resolução sobre o assunto foi protocolado nesta quinta-feira e, entre outras coisas, amplia de dois para três o número de ocupantes e elimina a obrigatoriedade de inscrição com antecedência de 72 horas. "Realizamos estudos e verificamos que o uso da Tribuna Popular está crescendo a cada dia. É um espaço que o cidadão tem para colocar sua opinião de forma respeitosa", lembrou Gilmar.

Além disso, o presidente comentou dos avanços na implantação do sistema de pregão eletrônico para as compras na Câmara, os contantes debates realizados para discutir os problemas de abastecimento de água na cidade, como também do engajamento na coleta assinaturas para que Piracicaba receba uma unidade do Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar).



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Gilmar Rotta

Notícias relacionadas