PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE ABRIL DE 2024

Câmara aprova PL que prevê temporizadores em semáforos com radares


Propositura de Laércio Trevisan Jr., aprovada em primeira discussão nesta quinta (4), propõe obrigatoriedade de temporizados nos principais semáforos e cruzamentos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Laércio Trevisan Jr. é autor do projeto de 28/2024, aprovado em primeira discussão na noite desta quinta-feira (4)






Os parlamentares aprovaram em primeira discussão, na noite desta quinta-feira (4), o projeto de lei 28/2024, de autoria de Laércio Trevisan Jr. (PL), que propõe a “obrigatoriedade da instalação de temporizadores nos principais semáforos e cruzamentos, especialmente naqueles equipados com radares de controle de velocidade e avanço de sinal, no Município de Piracicaba, com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito, prevenir acidentes e proporcionar maior segurança aos motoristas e pedestres”. 

O projeto foi aprovado com substitutivo da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), e prevê que os semáforos sejam equipados com “temporizadores visíveis aos condutores”, capazes de informar “o tempo restante para a mudança de sinal, indicando claramente quando o semáforo passará de verde para amarelo e de amarelo para vermelho”.

Laércio Trevisan Jr., ao defender a propositura na tribuna, citou como exemplo de equipamentos que poderiam receber o temporizador os semáforos localizados no cruzamento das avenidas Monsenhor Martinho Salgot e Limeira, de frente para o Shopping Piracicaba: “há um semáforo na esquina e outro no meio. Se você entrar ali um pouco atrasado, quando você chega no segundo [semáforo], ali tem um radar. Você é multado, você não consegue atravessar em tempo hábil. Ali deveria ter temporizadores”. 

Ele ainda disse: “esse projeto é simples, mas necessário. A indústria da multa foi a que mais cresceu na cidade. Paga-se até carro para ficar andando e multando aqueles que, muitas vezes, acabaram de estacionar”. 

O vereador, no texto da propositura, também argumenta que medida já é adotada por diversos municípios brasileiros, “com sucesso”, e que ela se coaduna “com os princípios da segurança viária estabelecidos no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), tais como a prevenção de acidentes e a proteção da vida”. 

Ele, por fim, ainda pontua que a instalação de temporizadores “não apenas proporciona uma transição mais suave entre os sinais luminosos, mas também reduz a incidência de infrações e colisões, uma vez que os condutores terão uma visualização clara do tempo restante para cada fase do semáforo”. 

A propositura, para se tornar lei, precisa ainda ser aprovada em segunda discussão na Câmara e, na sequência, ser sancionada pelo Prefeito.



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas