PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE MAIO DE 2024

Câmara analisa adoção de sinal amarelo piscante na madrugada


Projeto de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PRD) está na Pauta da Ordem do Dia da 29ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (16), a partir das 19 horas



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Ao todo, 18 proposituras constam na Pauta da Ordem do Dia da 29ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (16), a partir das 19 horas



A adoção do sinal amarelo piscante intermitente nos semáforos, no período entre meia-noite e quatro horas da manhã, será analisada pela Câmara Municipal de Piracicaba, durante a 29ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (16), a partir das 19 horas. O tema é proposto através do projeto de lei nº 51/2024, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PRD), que integra a Pauta da Ordem do Dia, em primeira discussão.

O Plenário deverá deliberar sobre o texto substitutivo elaborado pela CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação). O projeto estabelece que o sinal deverá funcionar dessa forma diariamente, nas vias definidas pela Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes).

O autor do projeto justifica que a medida deve ser adotada por questões de segurança. “Podemos constatar que, em muitos locais, principalmente nas regiões centrais e demais vias de acesso aos diversos bairros, cumprir o tempo de espera exigido pelo sinal vermelho pode trazer riscos à segurança do condutor e de quem mais estiver no veículo, trafegando durante a madrugada”, traz o texto da justificativa. “Acreditamos que em diversas vias, com o número de veículos reduzido e o tráfego menos intenso, é relativamente simples controlar a velocidade do veículo, visando a preservação da vida”.

Carroças e Lixo Zero – Outras duas proposituras integram a Pauta da Ordem do Dia em primeira discussão. Uma delas é o PL 62/2024, de autoria do vereador Paulo Camolesi (PSB), que propõe a instituição da Semana Municipal de Lixo Zero em Piracicaba. O outro é o projeto de lei complementar 7/2023, de autoria de Alessandra Bellucci (Avante), que proíbe o tráfego de veículos de tração animal para passeio de passageiros no perímetro urbano da cidade.

Os vereadores ainda devem votar o parecer contrário da CLJR ao PL 233/2023, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), que exige a indicação de raça/etnia dos homenageados para a nomenclatura de próprios, unidades municipais, vias e logradouros públicos. Na nota técnica da Procuradoria Legislativa, seguida pela Comissão de Justiça, a alegação é que a raça corresponde a um dado sensível e a sua exposição poderia ferir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

A Pauta da Ordem do Dia traz também para deliberação do Plenário um total de 13 requerimentos e um projeto de decreto legislativo para concessão de homenagem.

Durante a reunião, está marcada a entrega da moção nº 2/2024, de autoria do vereador Anilton Rissato (PP), de aplausos a Dinho Tomaz, fundador e proprietário da agência de viagens “Partiu Turismo”, pelo aniversário de cinco anos da empresa.

A 29ª Reunião Ordinária pode ser acompanhada através da transmissão ao vivo pela TV Câmara (sintonizada nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, no site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e nos perfis no Facebook e no YouTube), pela Rádio Câmara Web e pela Rádio Educativa 105,9 FM.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904


Legislativo

Notícias relacionadas