PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE ABRIL DE 2017

Bandeira cobra implantação do Programa Muralha Digital


Câmeras de monitoramento seriam instaladas em pontos estratégicos de Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Lucineide Maciel com André Bandeira: reunião pela segurança da população



O vereador André Bandeira (PSDB) esteve com a comandante da Guarda Civil Municipal de Piracicaba, Lucineide Maciel, para verificar as possibilidades da implantação do programa ‘Muralha Digital’ que usa câmeras de alta definição em pontos estratégicos do município.

O Programa Muralha Digital consiste em um sistema que faz o cruzamento de dados baseados em registros policiais. O trabalho tem a participação da Guarda Civil Municipal e das Polícias Civis e Militar. A tecnologia permite o reconhecimento óptico de caracteres e, por consequência, a identificação das placas dos veículos. Segundo informações do fabricante é possível ver inclusive as palavras de um adesivo fixado no vidro do veículo, ou mesmo quantas pessoas estão dentro do carro.

“Este sistema já se mostrou viável e atingiu resultados excelentes, pois quando um veículo roubado entra ou sai dos limites do município, há emissão de um alerta para o operador que avisa as viaturas próximas para fazer a abordagem. Em Limeira, cidade vizinha a Piracicaba, a redução foi de 69% nos crimes”, declarou o parlamentar.

Segundo a comandante da Guarda Civil, Lucineide Maciel, o programa é excelente, mas são necessárias adaptações para realidade de Piracicaba. “Já falei com o prefeito Barjas Negri (PSDB) sobre a eficácia deste programa e elaboramos um projeto para enviar ao Ministério da Justiça e conseguir recursos junto ao Governo Federal para implantar o ‘Muralha Digital’ em nossa cidade”, revelou.

“Com a exibição das imagens de veículos roubados e furtados, a tendência é que o índice de crimes contra o patrimônio caia consideravelmente”, finalizou Bandeira.



Texto:  Assessoria parlamentar


Segurança André Bandeira

Notícias relacionadas