PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE SETEMBRO DE 2017

Ary Pedroso Jr. divulga evento esportivo e faz apelo por doação


O parlamentar anunciou a 1ª Corrida Pela Vida, promovida pela Santa Casa de Misericórdia visando campanha para doação de órgãos.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Ary de Camargo divulga evento esportivo e faz apelo por doação






O vereador Ary Pedroso Jr. (SD) ocupou a tribuna da Câmara, por 10 minutos, na reunião ordinária de ontem (14) para fazer um convite à população para se engajar na realização da 1ª Corrida Pela Vida, evento da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba que tem por objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos.

O evento acontece neste próximo domingo, dia 17 de setembro, com o apoio de diversos parceiros, visando contemplar a missão social que propõe conscientizar a população sobre temas relevantes na área da saúde. A concentrarão será na avenida Renato Wagner a partir das 7h30, em frente ao Lar dos Velhinhos, para um percurso de quatro quilômetros ao longo da avenida Juscelino Kubitscheck, com retorno ao ponto de partida.

O parlamentar destaca que poucas famílias tiveram a iniciativa de quando um ente querido está em morte celebral possa doar os órgãos, para que esta pessoa possa continuar viva e dar a vida à uma outra que está precisando de um fígado, de um coração, de um rim, de uma córnea, sendo que a pessoa vai poder voltar à vida, enxergar, vai parar de fazer hemodiálise, vai poder viver com o coração novo e com um fígado novo.

"Esta é a iniciativa que a Santa Casa está fazendo, para divulgar, homenagear estas pessoas, divulgando para toda a sociedade a necessidade que temos de nos consientizar, da importância da doação de órgãos. Ary comentou que o Brasil tem capacidade 20 vezes mais de fazer transplante de órgãos, o que muitas vezes levam equipes, centros médicos inteiro parados, sem ter alguém que faça doação de órgão que o paciente precisa.

Pronto socorro

O vereador Ary Pedroso Jr. também aproveitou sua fala na tribuna para se reportar à reclamação da população sobre a estrutura de alguns prontos socorros da cidade, a exemplo da Vila Cristina, que tem sido o campeão de reclamações, não devido aos profissionais, no atendimento e, sim à logística, à estrutura, que está deixando a desejar.

O parlamentar reiterou que da mesma forma que está fazendo com a Santa Casa, também vai tentar conversar com algum deputado, visando alguma emenda, além de conversar com o prefeito Barjas Negri (PSDB) para que estes recursos venham amarrados para garantir melhorias neste pronto socorro, devido ele ser antigo na cidade e, que está precisando de melhorias, de forma emergencial mais do que outros postos.  

Em aparte, o vereador Pedro Kawai (PSDB) falou do gesto nobre que representa esta campanha da Santa Casa, sendo fundamental a divulgação deste evento.

O vereador Osvaldo Airton Schiavolin, o Tozão (SDB) também reiterou apoio à campanha, anunciando também ser um doador. "Depois de morto, se virem o Tozão num canto qualquer podem catar tudo", disse.

O vereador Lair Braga (SD) também reforçou a importância da campanha e, alertou sobre a condição da pessoa  verificar se realmente os órgaõs estarão aptos a serem reaproveitados no pós morte. Além de destacar o papel do Águia no transporte destes órgãos, visto que há tempo de espera e de validade, apesar de todo esforço.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Ary Pedroso Jr

Notícias relacionadas