PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE NOVEMBRO DE 2013

André Bandeira homenageia o Instituto de Urologia de Piracicaba


Vereador entregou a homenagem na terça-feira, 12, pelos 40 anos de existência, 10 anos do IUP 24 Horas e também pela inauguração das novas instalações



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

André Bandeira homenageia o Instituto de Urologia de Piracicaba

André Bandeira homenageia o Instituto de Urologia de Piracicaba
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

André Bandeira homenageia o Instituto de Urologia de Piracicaba

André Bandeira homenageia o Instituto de Urologia de Piracicaba
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

André Bandeira homenageia o Instituto de Urologia de Piracicaba

André Bandeira homenageia o Instituto de Urologia de Piracicaba
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

André Bandeira homenageia o Instituto de Urologia de Piracicaba



O vereador André Bandeira (PSDB) entregou na manhã de terça feira, 12, a Moção de Aplausos ao Instituto de Urologia de Piracicaba (IUP) pelos 40 anos de existência, 10 anos do IUP 24 horas e também pela inauguração das novas instalações no município de Piracicaba, na rua Silva Jardim, 1786, no Bairro Alto. Participaram da entrega os médicos urologistas Geraldo Ferreira Borges Junior, Norio Ikari, Lia Yumi Ikari, Gustavo Dias Silva, Silvio Luiz Cordeiro e Fábio Augusto dos Santos Watanabe. 

A moção foi direcionada a Geraldo Borges, com cópia ao corpo clínico, e ao provedor da Santa Casa de Misericórdia, Adilson Zampieri. Segundo o texto da homenagem, o IUP iniciou-se com a chegada do médico Geraldo Borges em 1973, sendo pioneira no serviço de hemodiálise, em 1976, e um dos pioneiros centros de diálise do Estado de São Paulo. 

Com a chegada de Norio Ikari, em 1985, foi realizado o primeiro transplante renal inter-vivos do município e, posteriormente, com a entrada de Silvio Luiz Cordeiro, foram trazidos os avanços na área de andrologia. Em uma ação conjunta com médicos da cidade e região, formaram uma unidade de Litotripsia, tratamento de cálculos urinários em 1992, a Urolaser, hoje com unidade de Litotripsia em Piracicaba, Limeira e Rio Claro. 

Em 1997 integrou-se a clínica Nivaldo da Silva Lavoura Junior, incrementando os setores de avaliação urodinâmica, uro-ginecologia e cirurgias reconstrutivas do trato urinário. A Santa Casa e os médicos urologistas Geraldo Borges, Norio Ikari, Silvio Luiz Cordeiro, Nivaldo da Silva Lavoura Junior e Sandro Mendonça de Faria, coordenadores do IUP, inauguraram a segunda unidade que mantém atendimento 24 horas para casos de urgência, prestado por especialistas em tratamento de diversas patologias urológicas. 

Em março de 2004, juntou-se ao grupo Gustavo de Mendonça Borges, trazendo novas técnicas e aprimorando os setores de vídeo-laparoscopia e endourologia. Foram trazidas inovações no diagnóstico e tratamento da infertilidade masculina, continuando o desenvolvimento do laboratório de reprodução humana. A inauguração do IUP Santa Casa trouxe à cidade serviço inovador de atendimento urológico 24h, com qualidade e rapidez na resolução de cólicas renais, infecções de urina, retenções urinárias, entre outros. 

Em 2007, Fábio Augusto dos Santos Watanabe trouxe a ultrassonografia urológica e biópsia de próstata, além de atualizações em transplante renal e andrologia, impotência sexual. Em 2008, juntou-se à equipe Lia Yumi Ikari para melhoria da área de urologia feminina, com novas tecnologias em prolapsos genitais, incontinência e uropediatria. 

Em 2008 foi inaugurado o Centro de Reprodução Humana de Piracicaba, em parceria com a Santa Casa, que possibilitou o acesso mais fácil ao tratamento da infertilidade conjugal. O centro conta com a participação ativa dos médicos do IUP. Em 2011, reforçaram a equipe Gustavo Dias Silva e Renato Sola Leite, ambos com conhecimentos avançados em cirurgias laparoscópica e minimamente invasivas. O grupo oferece serviço de urologia equiparado aos grandes centros do país, tendo como filosofia prestar atendimento especializado e as melhores opções de tratamento do sistema urogenital. 

O IUP atua em parceria com grandes hospitais de São Paulo no atendimento diferenciado, como uso do robô em cirurgias minimamente invasivas. Tem centros de tratamento de próstata, incontinência e cálculos urinários, com diagnóstico altamente qualificados. A missão do IUP é assistir o cliente urológico com qualidade, princípios éticos e humanísticos, e promover os melhores recursos científicos e tecnológicos. 

Em seus valores, o IUP consagra “ótimo relacionamento” com clientes, relacionamento com fornecedores, transparência, ética, profissionalismo, respeito, investimento em tecnologia, infra-estrutura e ambiente de trabalho e responsabilidade sócio-ambiental. 

O atendimento de urgência 24 horas é pioneiro em Piracicaba e região, na Santa Casa, ao lado do EMCOR. Com infra-estrutura para consultas, procedimentos, diagnóstico e tratamento, atendem com rapidez e eficácia cólicas renais, infecções urinárias, retenção urinária, sangramentos urinários, dores testiculares agudas, entre outras. As cirurgias hospitalares são no Hospital Unimed de Piracicaba e na Santa Casa de Piracicaba.

Dentre as cirurgias ambulatórias estão Biópsia Endoscópica de Bexiga, Biópsia Endoscópica Uretral, Biópsia de Bolsa Escrotal, Biópsia de Pênis, Biópsia de Testículo, Cateterismo Uretral Unilateral, Cateterismo Vesical Evacuador (Passagem de Sonda), Cauterização Quimica Vesical, Cauterização Peniana (Eletrocoagulação de Lesões), Curativo, Dilatação de Uretra, Drenagem de Abcesso Escrotal, Eletrocoagulação Endoscópica, Exerese de Cisto Escrotal, Fisioterapia Perineal (Disfunção Vesico Uretral), Freio (Plástica do Freio), Instilação Vesico Uretral, Meatotomia Uretral, Penioscopia, Postectomia, Priapismo (Não Cirurgico), Retirada de Pig Tail (Duplo J), Semiologia, Uretrocistoscopia  (Scopia), Urodinâmica Completa, Urofluxometria, Vasectomia Bilateral e Litotripsia Extracorpórea. 

As novas instalações do novo Centro de Urologia Clínica da Santa Casa/IUP ocupam 900 metros quadrados de área construída, dispostas em duas unidades, uma exclusiva para as urgências e emergências e a outra para os atendimentos eletivos, ou seja sem urgência. 

A unidade de urgência funciona diariamente, das 7 às 21 horas, inclusive aos finais de semana e feriados, com esquema de plantão à distância. Possui três consultórios, salas de repouso masculino e feminino com oito leitos, uma sala para litotripsia extracorpórea e quatro salas para exames urológicos e pequenas cirurgias, a exemplo das operações de fimose, vasectomia, exames urodinâmicos, cistoscópicos e urofluxometria, entre outros. 

A nova unidade destinada às eletivas também funciona diariamente, das 7h30 às 18 horas, e disporá de seis amplos consultórios, sala de reuniões e discussão de casos, central de agendamento de consulta com quatro funcionárias, sala de espera e sala administrativa. 

As duas unidades são equipadas com aparelhos para exames urodinâmicos, endoscopia urológica, litotripsia extracorpórea, cistocopias, penioscopia, frenuloplastia, cauterização, dilatação e postectomia. O Instituto de Urologia de Piracicaba (IUP) fica na avenida Independência, 1075 e o IUP 24 horas localiza-se na avenida Independência, 953, dentro da Santa Casa de Piracicaba.

“É gratificante homenagear esses profissionais, que trabalham e desenvolvem estudos beneficiando uma melhor qualidade de vida para o ser humano”, destacou o vereador.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Homenagem André Bandeira

Notícias relacionadas