PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE AGOSTO DE 2020

Voto de congratulações destaca 100 anos de fundação da Dedini


Requerimento com a homenagem foi aprovado nesta quinta-feira.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


Os 100 anos de fundação completados pela Dedini S/A no último dia 23 serão reconhecidos pela Câmara de Vereadores de Piracicaba com voto de congratulações proposto no requerimento 415/2020, aprovado a 32ª reunião extraordinária, na noite desta quinta-feira (27).

Dirigida ao presidente do conselho de administração da empresa, Giuliano Dedini Ometto Duarte, a homenagem destaca a trajetória da companhia, que, "100% brasileira, nasceu em uma pequena oficina na Vila Rezende e se transformou em referência mundial na produção de bens de capital para os setores sucroenergético e de infraestrutura, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento de Piracicaba e do país".

O requerimento reproduz o histórico da empresa, surgida em 1920, quando Mario Dedini, junto com seu irmão, Armando Cesare Dedini, decidiu comprar uma modesta oficina de carpintaria e ferraria na Vila Rezende, transformada em fábrica e oficina de reparos de carroças, charretes e outros veículos e de reparação de peças para máquinas agrícolas, engenhocas, caldeiras e fundição.

Em 1928, a oficina fabricou sua primeira moenda de cana-de-açúcar para usina e, em 1929, um conjunto completo para moagem de cana. Na década de 1930, com a modernização dos antigos engenhos, Mario ofereceu facilidades para os usineiros para a troca de equipamentos, como o recebimento dos bens antigos como parte do pagamento. Dez anos depois, já vendia usinas de fabricação própria.

Durante a crise do café, que resultou na queda do preço do produto brasileiro no mercado internacional, em 1929, houve o incremento na indústria da cana-de-açúcar, com o produto sendo consumido em larga escala na Europa e nos Estados Unidos, gerando aumento na procura dos serviços da Officina Dedini, que passa a se chamar Metalúrgica Dedini.

Com a morte de Mario em 1970, a direção das empresas (ele havia fundado também a Construtora de Destilarias Dedini S/A e a Dedini Refratários) passou ao comando de Dovílio Ometto. Dez anos depois, para controlar e gerenciar os interesses das empresas, é formada a Dedini S/A Administração e Participações, holding do grupo, exercendo as funções de empresa acionista e controladora e tendo as famílias Dedini e Ometto como acionistas majoritárias.

Em 1992, as empresas Dedini e Zanini formam a DZ Engenharia, Equipamentos e Sistemas, a maior fábrica mundial de equipamentos para o mercado de açúcar e álcool. Em 1995, todo o controle acionário passa a pertencer ao Grupo Dedini. Em 2000, a Dedini consolida sua posição como uma das principais empresas no setor de bens de capital e inaugura, em 2004, a nova Fundição Dedini, a maior da América Latina, com capacidade para fabricar peças de até 30 toneladas.

Com a morte de Dovílio, presidente do grupo, em 2007, e da então presidente do novo conselho formado, Juliana Dedini Ometto, em 2008, Giuliano Dedini Ometto Duarte, bisneto do fundador, assumiu como atual presidente do Conselho Administrativo da Dedini.

"A Dedini S/A Indústrias de Base é uma das maiores empresas de bens de capital do país, líder em tecnologia para o setor, com área de fabricação instalada em mais de 600 mil m². Acumula excelentes resultados, fabricando e entregando ao setor canavieiro 108 usinas-chave em mãos para o Brasil e 29 plantas para o exterior, mais de 2.600 moendas, mais de 1.250 caldeiras, mais de 880 destilarias de etanol no Brasil e 115 plantas de cogeração, além de ter fabricado 12 cervejarias completas, plantas completas de processo para produção de alimentos e plantas de lingotamento contínuo", cita o requerimento.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas