27 de novembro de 2025

Vereadores participam de audiência pública da Alesp, com foco na saúde

Pedro kawai e demais parlamentares compareceram na audiência pública da Comissão de Saúde da Alesp, realizada no Hospital Regional de Piracicaba, nesta quinta-feira (27)

O vereador Pedro Kawai (PSDB), na manhã desta quinta-feira (27) integrou o rol de autoridades e, representantes de organizações ligadas ao setor da saúde, além da população em geral na realização de audiência pública da Comissão de Saúde da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), em evento transcorrido nas dependências do Hospital Regional de Piracicaba, no bairro Santa Rita.

Presidida pela deputada Bruna Furlan (PSDB) a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) encerrou o ciclo de audiências públicas, realizando o 17º evento, iniciado em agosto de 2023 e com término em 2025, ao percorrer as Diretorias Regionais de Saúde (DRS), para ouvir os 645 municípios paulistas e conhecer os problemas enfrentados por essas cidades para intermediar possíveis soluções junto ao Governo Estadual, tendo como objetivo recolher informações sobre os equipamentos da rede pública da saúde e as demandas e necessidades regionais.

A parlamentar destacou a importância do diálogo com as Diretorias Regionais de Saúde, ouvindo os secretários municipais de Saúde, prefeitos, vereadores, gestores de hospitais públicos e privados com atendimento do SUS e outros equipamentos de Saúde e conselheiros municipais. Além de considerar que nem todos os problemas serão resolvidos, mas todos serão enfrentados.

O ex-prefeito municipal de Piracicaba, Barjas Negri (PSD), também na condição de ex-ministro da Saúde abriu o ciclo de saudações na audiência pública ao destacar a importância de Piracicaba ter viabilizado a implantação do Hospital Regional, em parceira aprovada pela Câmara Municipal. 

O diretor Regional DRS-X, Moisés Taglieta reuniu os apontamentos finais da audiência pública, em encaminhamentos que serão remetidos aos gabinetes dos parlamentares na Alesp, além de reiterar o papel do Hospital Regional de Piracicaba frente às demandas, onde os serviços de saúde serão redimensionados, a exemplo de novas áreas de especialidades visando o atendimento da demanda englobando as 26 cidades da região que abrange Piracicaba. 

O diretor do Hospital Regional, José Roberto Matos Souza, além de considerar a relevância do hospital também falou da condição privilegiada de Piracicaba contar com duas instituições de renome, a Usp, pela Esalq e a Unicamp, por intermédio da FOP (Faculdade de Odontologia), que agora também vislumbra a implantação de uma unidade hospitalar, em parceria com a Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba). 

O deputado estadual Alex Madureira (PL) anunciou o registro de todas as autoridades presentes, incluindo representações de diversas cidades que integram a região de Piracicaba, além de citar nominalmente servidores da saúde e, de entidades que compareceram na audiência pública. 

O vice-prefeito municipal de Piracicaba, Sérgio Pacheco Júnior ressaltou o dinamismo em que a deputada Bruna Furlan conduziu os trabalhos da audiência pública, além de considerar o potencial do Hospital Regional frente ao atendimento da demanda dos mais de 1,5 milhão de pessoas que integram as cidades da região de Piracicaba.

No final da audiência, na abertura dos trabalhos para ouvir as demandas das cidades, o vereador Pedro Kawai, após saudação aos integrantes da mesa diretora, discorreu sobre a luta pela conquista do Hospital Regional de Piracicaba, na gestão do ex-prefeito Barjas Negri, ainda no PSDB. O parlamentar encerrou suas considerações ao indagar sobre as tratativas em andamento, que devem consolidar em Piracicaba um novo hospital, na incorporação da Fumep com a Unicamp, num trabalho em conjunto com o poder público municipal e o governo estadual. 

Também estiveram presentes na audiência pública os vereadores: Renan Paes e Laércio Trevisan Jr., ambos do PL e, a assessoria da vereadora Rai de Almeida (PT), por Alexandre Bragion. E, o professor Paulo Roberto Botão, assessor da deputada estadual Professora Bebel (PT), além de Adriana Ferezin, assessora do deputado estadual Luiz Carlos Marcolino (PT).

Texto: Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583