PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE JUNHO DE 2019

Vereadores levam demandas dos condutores de vans escolares à Semuttran


Parlamentares discutiram cinco questões prioritárias apresentadas pelas categoria



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Condutores destacaram reivindicações na manhã desta segunda-feira



As demandas de motoristas e proprietários de vans escolares que atuam na cidade foram levadas nesta segunda-feira (24) ao secretário de Trânsito e Transportes (Semuttran), Jorge Akira, pelos vereadores Wagner Oliveira (PHS), segundo secretário da Mesa Diretora, Isac Souza (PTB), Lair Braga (SD) e Laércio Trevisan Jr. (PL), além da assessoria do vice-presidente Pedro Kawai (PSDB). Da reunião participaram Alessandra Trevisan, Gabriela Calixto e Samira Correa, representantes dos condutores.

A categoria apresentou uma série de reivindicações ao presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB), em 27 de maio, quando foi recebida também pelos demais vereadores, no intervalo da 31ª reunião ordinária da Câmara. Na ocasião, a Câmara assumiu o compromisso de reunir, em uma mesma mesa, Executivo, Legislativo e os profissionais da área. O documento da Câmara solicitando o encontro com Akira seguiu para o Executivo em 31 de maio, com a assinatura de todos os parlamentares.

A categoria solicitou intensificação da fiscalização das vans irregulares e estudos para determinar o limite de credenciamento de vans no município, já que a estimativa atual é de 230 veículos autorizados a cobrir a demanda de 10 mil alunos. O assunto foi tema de uso da Tribuna Popular, em 3 de junho, por Gabriela Aparecida Calixto.

Os condutores defendem também, em caráter excepcional, a possibilidade de o motorista ser substituído, como em casos de saúde, desde que o segundo condutor esteja previamente cadastrado na Semuttran, e a permissão de van reserva para casos de manutenção. Eles solicitam ainda instalação de placas para embarque e desembarque dos veículos, com, no mínimo, duas vagas em cada unidade.

Akira informou que a Semuttran autuou 27 vans irregulares no primeiro semestre. Ele prometeu intensificar a ação nos próximos meses e, para tanto, se reunir com as secretarias municipal e estadual de Educação. Segundo o secretário, a Semuttran instalou placas de embarque e desembarque em 51 escolas estaduais e municipais. Outras oito unidades foram elencadas pelos condutores como prioritárias e Akira se comprometeu a incluí-las na lista de demandas urgentes da pasta.

Os casos excepcionais relacionados à saúde dos condutores já estão previstos no decreto municipal 16.601/2016, sendo que cópias do documento foram entregues aos representantes da categoria. Para os casos de vans reservas em caso de manutenção, Akira sugeriu que o contato seja feito diretamente com a Semuttran para comunicação da ocorrência, além de recomendar a criação de uma associação, como forma de as pautas terem maior impacto.

Sobre a realização de estudos quanto ao limite de veículos, embora acredite existirem ressalvas na legislação federal, o secretário disse que a demanda está sendo analisada pela Procuradoria Jurídica do Município.

Ao avaliar a reunião, o vereador Wagner Oliveira, o Wagnão, disse ter ficado satisfeito com os esclarecimentos do secretário, especialmente quanto aos critérios de fiscalização das vans irregulares nas portas das escolas, por meio de agentes camuflados e veículos descaracterizados. "Em nenhum momento os condutores de vans reclamaram do trabalho da Semuttran, pelo contrário, fizeram elogios. A preocupação deles é em contribuir com a melhoria do sistema, e o secretário se mostrou disposto a atender. O grupo também ficou grato aos vereadores, por se mostrarem disponíveis em intermediar o diálogo com o Executivo", disse.

Quem também fez uma avaliação produtiva do encontro foi o vereador Laércio Trevisan Jr. "Acredito que houve a satisfação dos condutores de vans. Agora, vamos aguardar os atendimentos e que a Semuttran adote as providências", declarou ele, que sugeriu ao secretário Akira a criação de um censo para identificar os locais de atuação dos veículos e as áreas que possuem déficit de transporte.

Isac Souza defendeu a realização de uma campanha mais direta da Semuttran com os pais e nas escolas, como forma de conscientizar sobre os riscos do transporte ilegal. "A questão das vans irregulares é assunto muito latente. Os motoristas reclamam da concorrência desleal e estão preocupados com os riscos de um trabalho fora das normas de segurança. Embora exista o empenho da Semuttran, sabemos das dificuldades, porque os motoristas irregulares costumam se comunicar pelo WhatsApp", lembrou.

Na mesma linha, Lair Braga reforçou a importância de os diretores das escolas se atentarem sobre os riscos de transporte irregular. "Os diretores são corresponsáveis nesse processo. A eles cabem, dentro da área escolar, se atentarem à segurança dos alunos", disse, ao lembrar, entre os casos que devem ser denunciados, os de superlotação dos veículos. Além disso, o parlamentar defende a criação de uma associação. "Os condutores precisam se unir mais, para que o poder de reivindicação seja maior. A Câmara deu todo o apoio e procuramos o secretário para que pudessem ser ouvidos."



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Trânsito e Transportes Laércio Trevisan Jr Isac Souza Lair Braga Wagner Oliveira

Notícias relacionadas