
13 DE SETEMBRO DE 2021
Produtores da Chácara Brasil visitaram a Escola Estadual Professora Olivia Bianco
Visita foi realizada na última sexta-feira (10)
Na última sexta-feira (10), produtores da Chácara Brasil visitaram a Escola Estadual Professora Olivia Bianco, onde analisaram os espaços dentro da escola para plantios agroecológicos e implementação do projeto horta-escola. A ação teve o apoio da vereadora Silvia Morales, do Mandato Coletivo A Cidade é Sua (PV).
A participação de representantes da escola contou com a presença dos professores Raquel Machado Santos, Raul Vitor Canale, Sandra de Macedo, Lorisa Maria de Paula Cesso, Rita de Cássia Andreota e do diretor Valter Luiz Benatti. Eles demonstraram a intenção em utilizar as pequenas áreas verdes, atualmente sem uso, como espaços de convívio para os alunos e de realização de aulas práticas.
Os produtores da Chácara Brasil vislumbraram oportunidades de plantios agroecológicos, mas destacaram que a implantação da “horta convencional” nos espaços visitados tem limitações.
Porém é possível plantar hortaliças e outras espécies, indicaram a possibilidade de horta vertical com plantas ornamentais, a formação de bosque como área a ser usada pelos alunos em momento de convívio e o plantio de flores comestíveis para implantação de “jardim comestível”.
Os professores enfatizaram a participação dos alunos dos 8º anos do Ensino Fundamental nas atividades de tal projeto, bem como dos alunos do Ensino Médio como estudantes mas também como ser pertencente e transformador da Unidade Escolar. Uma atividade que pode motivar os alunos é a realização de visita à Chácara Brasil, que deverá ser uma das etapas do projeto.
Eles frisaram também a facilidade para integrar as atividades mencionadas às disciplinas curriculares, entre as quais: Geografia, Matemática, Português, Biologia e Filosofia. Por exemplo, o jardim tem um apelo de um espaço filosófico para valorização do convívio e da amizade entre os seus frequentadores.
A viabilização da execução das próximas ações passa pela mobilização da comunidade escolar e das partes envolvidas. Em breve, os produtores em questão desenvolverão uma proposta para aproveitamento dos espaços visitados com plantios voltados à agroecologia.