
02 DE FEVEREIRO DE 2022
Solicitações foram encaminhadas ao gabinete do vereador Laercio Trevisan Júnior por moradores da zona rural.
Número permitirá que moradores acionem a Patrulha Rural por WhatsApp
O vereador Laercio Trevisan Júnior (PL) reuniu-se nesta quarta-feira (2) com o comandante da Guarda Civil Municipal, Sidney Miguel da Silva Nunes, acompanhado do encarregado do grupamento da Patrulha Rural, Claudinei Júnior Martins Matias. Ele solicitou a disponibilização de um número de WhatsApp para que os moradores da zona rural acionem o grupamento da Patrulha Rural, quando necessário.
Trevisan relatou a dificuldade dos moradores da zona rural com relação à ausência de sinal de telefonia, sendo praticamente inexistentes linhas de telefonia fixa, além da precariedade do sinal de telefonia celular, o que dificulta o contato dos moradores dessas localidades em eventuais casos de emergência.
No entanto, segundo o parlamentar, é crescente a instalação de internet via rádio (satélite) na zona rural, o que permite ao cidadão conseguir fazer ligações e enviar mensagem pelo WhatsApp. "Porém, não é possível fazer ligações comuns, para acionar um serviço de emergência, por exemplo", observou.
A ideia é de que a Guarda Civil Municipal disponibilize um número de celular que permita aos moradores da zona rural acionarem as viaturas da Patrulha Rural por WhatsApp. "O aparelho celular ficaria junto à Central de Operações, possibilitando aos moradores o envio de mensagens em tempo real para o acionamento das viaturas da Patrulha Rural em casos de emergência, enviando, inclusive, a localização da ocorrência", destacou Trevisan.
Para Nunes, "trata-se de uma importante iniciativa que irá facilitar aos moradores acionar a Patrulha Rural via WhatsApp numa situação de emergência, principalmente pelas dificuldades atuais de ausência de sinal de telefonia na zona rural".
Ainda de acordo com o comandante, os guardas civis do grupamento da Patrulha Rural poderão divulgar esse número de telefone diretamente aos moradores na zona rural, durante o contato diário que fazem com a população no patrulhamento. "Ou seja, em questão de curto prazo, praticamente todos os moradores da zona rural terão acesso ao número de WhatsApp para envio de mensagens, solicitando o apoio da viatura do grupamento, garantindo maior segurança", comentou.
PATRULHA RURAL - O grupamento da Patrulha Rural realiza trabalho de patrulhamento preventivo, percorrendo diariamente mais de 60 bairros da zona rural, onde residem aproximadamente 5% da população. Os agentes mantêm contato diário com sitiantes, fazendeiros, pecuaristas, agricultores e moradores, proporcionando patrulhamento comunitário eficiente e garantindo maior segurança à comunidade.
A Patrulha Rural, além do patrulhamento na área de segurança pública, atende também ocorrências de primeiros-socorros, tais como picadas de animais peçonhentos, envenenamentos por agrotóxicos, mulheres em trabalho de parto e acidentes domésticos, auxiliando de forma significativa as equipes médicas de emergência do Samu e do Corpo de Bombeiros.
Por meio de emendas obtidas por Trevisan no valor de R$ 400 mil, duas novas camionetes modelo 4x4 foram adquiridas e já estão em patrulhamento na zona rural. Uma terceira viatura está sendo comprada, fruto de emenda do ex-senador Major Olímpio, "permitindo, assim, a renovação da frota da Patrulha Rural, disponibilizando aos guardas civis viaturas modernas e equipadas e melhorando ainda mais a segurança da população na zona rural", salientou Trevisan.