PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE SETEMBRO DE 2021

Vereador recebe demandas de moradores do Algodoal


Josef Borges vai encaminhar pedidos sobre trânsito, energia, limpeza, obras, segurança e parque em Área de Proteção Permanente (APP) no rio Piracicaba.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Josef Borges (Solidariedade) se reuniu com os moradores na terça-feira (21)

Josef Borges (Solidariedade) se reuniu com os moradores na terça-feira (21)
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Josef Borges (Solidariedade) se reuniu com os moradores na terça-feira (21)

Josef Borges (Solidariedade) se reuniu com os moradores na terça-feira (21)
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Josef Borges (Solidariedade) se reuniu com os moradores na terça-feira (21)

Josef Borges (Solidariedade) se reuniu com os moradores na terça-feira (21)
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Josef Borges (Solidariedade) se reuniu com os moradores na terça-feira (21)



Os moradores do bairro Algodoal promoveram uma reunião com o vereador Josef Borges (Solidariedade), na terça-feira (21), para mostrar demandas, além da necessidade da limpeza e revitalização da Área de Proteção Permanente (APP) do rio Piracicaba. Eles apontaram problemas com o trânsito, queda constante de energia, falta de varrição de ruas, baixa iluminação de ruas, buracos nas ruas e segurança. 

Para a APP, o vereador já solicitou a limpeza ao secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Alex Gama Salvaia, e ele determinou a execução da limpeza, que está sendo feita em fases. A primeira etapa, que inclui a poda das árvores da área próxima à rua Alcides Carmignani, já foi realizada.

A segunda fase da limpeza vai retirar lixo, entulho e elevar a copa das árvores da APP. Os moradores gostariam de um cronograma dessas etapas, porque vão organizar um mutirão para auxiliar no trabalho, como forma de ampliar os cuidados e a preservação do espaço, conforme a moradora Daniela Ibanhês, uma das organizadoras do movimento que resultou na união dos moradores em defesa da APP. 

“Quando a Sedema voltar com as equipes, eles irão nos avisar e será possível organizar o mutirão”, explicou Josef.

DESCARTE IRREGULAR - Eles também estão atentos para flagrar e denunciar pessoas que fizerem descarte irregular de lixo e entulho no local e discutiram sobre a instalação de lixeiras em pontos estratégicos da APP. Muitos pescadores – apesar de ser proibida a pesca no rio Piracicaba naquele trecho – deixam o lixo jogado na mata ciliar. Os participantes do encontro concordaram em colocar as lixeiras após a conclusão da limpeza da área.

A retirada das árvores da espécie leucena para o plantio de espécies nativas, de preferência frutíferas para alimentar as aves e os peixes no rio e recuperar a mata ciliar, foram outras solicitações. “As ações na APP precisam de projetos e algumas de autorizações dos órgãos competentes e tudo será feito para a recuperação da área”, disse Josef, ao detalhar que fez sugestão ao secretário para instalar nessa área um Vita Parque, conceito que une preservação do espaço com possibilidade de uso.

O pedido de instalação de ciclovia na área que fica na rua Alcides Carmignani também está em andamento na Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Trânsito e Transportes). Em reunião na manhã de terça-feira, a secretária Jane Franco Oliveira disse ao vereador Josef que o projeto está sendo elaborado para depois abrir uma licitação. “Não é algo rápido, mas não está parado. Estamos dando andamento ao projeto, são cerca de 800 metros de ciclovia”, afirmou a secretária.

REVERSÃO DO ABANDONO - O trabalho do vereador Josef Borges e a união dos moradores para a recuperação da APP que estava abandonada há 30 anos, no qual o projeto tem ainda apoio do deputado estadual Alex de Madureira, do padre José Ailton e da prefeitura, deu fim a décadas de descaso com esse trecho da cidade.

As melhorias começaram a acontecer, além da poda das árvores e estudos para o parque e a ciclovia, a ponte sobre o córrego que deságua no rio Piracicaba, no final da avenida Doutor João Teodoro, foi consertada após a moradora Edna informar o vereador do problema.

Por esse motivo, os moradores elencaram novas reivindicações, como o reforço na sinalização de proibição de passagem no final da Travessa Antônio Pescarim para a rua Alcides Carmignani, que é um declive acentuado. Atualmente, o acesso da travessa para a via ocorre pela rua Antonio Pescarim, que contorna a área verde no local.

Segundo eles, a medida surtiu efeito parcial na redução de acidentes, porque muitos condutores ainda descem na contramão, trazendo risco de acidentes. “Poderia colocar umas ‘tartarugas’ (tachões) para inibir esse pessoal”, comentaram os moradores.

Eles também solicitam estudo para tornar a rua Alcides Carmignani mão única, porque o desrespeito ao limite de velocidade é constante na via.

A varrição na rua Antonio Pescarim e da rua Alcides Carmignani no trecho da área verde foi criticada. Segundo os moradores, as margaridas ignoram essas partes dessas ruas e não retiram a sujeira, principalmente as folhas que acumulam nas guias.

Outra reclamação foi com a constante queda de energia elétrica no bairro. Às vezes há três ou mais interrupções no fornecimento por dia e é frequente, conforme o grupo.

Deixar o trecho da avenida Francisco de Souza entre as ruas Dona Santina e Homero Sampaio Roxo mais iluminado, também foi um problema apontado. A iluminação no local é ruim e deixa o trecho muito escuro, trazendo insegurança aos moradores.

Muitos buracos no asfalto também foram citados. O vereador Josef Borges se comprometeu a fazer pessoalmente um levantamento e passar a relação à Semob (Secretaria Municipal de Obras) para que os reparos sejam realizados.

Todos os pedidos dos moradores do Algodoal serão encaminhados às secretarias municipais e órgãos competentes para que sejam solucionados. O vereador afirmou que continua à disposição da comunidade para auxiliá-los nas suas necessidades e contribuir com as melhorias para o bairro e para a qualidade de vida das pessoas.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Infraestrutura Urbana Trânsito e Transportes Legislativo Meio Ambiente Josef Borges

Notícias relacionadas