22 de julho de 2025

Vereador participa de encontro do ExecutaSUAS

Pedro Kawai (PSDB) destacou a importância da gestão eficiente dos recursos da assistência social

Texto: Assessoria parlamentar

Nesta terça-feira (22), o vereador Pedro Kawai (PSDB) marcou presença no evento do Programa Nacional de Eficiência da Gestão Financeira do SUAS – ExecutaSUAS, realizado em Piracicaba, como parte da programação do FNAS (Fundo Nacional de Assistência Social) pelo Brasil no Estado de São Paulo 2025. A iniciativa busca aprimorar a gestão financeira do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovendo maior integração entre os setores contábil, jurídico e de licitação dos entes federados.

O encontro, promovido pelo FNAS em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e os estados, teve como público-alvo secretários municipais de Assistência Social, técnicos gestores de fundos e representantes do Controle Social. Ao todo, a programação contemplará cerca de 2 mil pessoas de todos os 645 municípios paulistas, em encontros realizados também nas cidades de Votuporanga (15 de julho) e São Paulo (7 de agosto).

Durante o evento, o vereador Pedro Kawai enfatizou a importância da iniciativa. “A boa gestão dos recursos públicos é essencial para garantir que as políticas sociais cheguem a quem mais precisa. O ExecutaSUAS representa um grande avanço ao oferecer capacitação técnica e simplificação de processos para os municípios. É uma honra ver Piracicaba sediando uma etapa tão significativa desse programa”, afirmou

O ExecutaSUAS propõe ações inovadoras para melhorar a execução financeira da política de assistência social, oferecendo formação, assessoria e monitoramento aos gestores municipais e estaduais, com foco na governança e transparência do uso dos recursos públicos. A ideia é tornar os procedimentos do SUAS mais compreensíveis e acessíveis, fortalecendo a atuação dos municípios na área social. Com o apoio de lideranças municipais e estaduais, o programa reforça a articulação entre União e entes federados, visando a maior eficiência e impacto social das políticas públicas.

Revisão: Aline Macário - MTB - 39.904