27 de novembro de 2025

Vereador faz visita institucional em escola municipal na região da Vila Sônia

Pedro Kawai percorreu as instalações da escola municipal Professora Tercilia Bernadete Sanches Costa, no bairro Vem Viver

O vereador Pedro Kawai (PSDB), na manhã desta quinta-feira (27), a convite da diretora escolar, Kelly Barboza, percorreu as instalações da escola municipal Professora Tercilia Bernadete Sanches Costa, no bairro Vem Viver, rua Gemeli Zaia, nº 50, esquina com a rua Aparecido Augusto, região da Vila Sônia, no distrito de Santa Teresinha. 

Na oportunidade, o parlamentar interagiu com alunos e professores, além de conhecer todas as dependências da unidade escolar, que agrega mais de 420 crianças, o que também inclui respaldo escolar a 34 alunos com deficiências, tendo como prevalência o Autismo. 

Nas classes das professoras Camila Albano de Camargo e Vilma Aparecida Isidoro Longo, o vereador Pedro Kawai conversou com os alunos e, destacou a importância dos estudos. O parlamentar também fez um desafio às crianças, para que elas mesmas sejam as protagonistas de seus sonhos e ideais, ao verificarem a necessidade de sua comunidade escolar e o lugar onde moram e, para que tudo seja traduzido em sugestões para a elaboração de um projeto de lei ou outras intervenções a serem levadas ao Executivo, como forma de participação popular. 

Pedro Kawai também tomou ciência do trabalho diferencial que a unidade escolar se pauta em oferecer aos alunos, a exemplo da inclusão social, o despertar de cidadania, com relação ao problema do racismo estrutural no Brasil, que ainda penaliza o povo negro, em decorrência do sistema de escravização que perdurou por mais de 300 anos no País, onde pessoas que nasceram livres no continente africano foram escravizadas e forçadas a trabalhos de forma gratuita, em diversas partes do mundo. 

A diretora Kelly Barbosa também apresentou ao vereador Pedro Kawai os vários reconhecimentos que os alunos receberam em função de projetos desenvolvidos. Além de citar a conquista do Prêmio Raízes Vivas de Piracicaba, entregue pela primeira vez em 2025, pela Afropira, no projeto que valoriza a diversidade cultural africana, sob a coordenação da professora Miriam Cristina Stenico. 

Pedro Kawai reiterou a importância dos projetos desenvolvidos na comunidade escolar e, do encaminhamento que fará das deliberações dos alunos, que também deverá ganhar o reconhecimento da Câmara, em função da abrangência social dos projetos em andamento. 

 

Texto: Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583