25 de agosto de 2025

Vereador entrega moção de aplausos à Orquestra Piracicabana de Viola Caipira

Homenagem de Fabio Silva reconhece os 20 anos de trajetória do grupo na valorização da música de raiz

Texto: Assessoria parlamentar
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Em uma noite de celebração à cultura caipira, o Teatro Municipal "Dr. Losso Netto" foi palco, no último domingo (24), da entrega da moção de aplausos 223/2025 à Orquestra Piracicabana de Viola Caipira, concedida pelo vereador Fabio Silva (Republicanos) em reconhecimento aos 20 anos de trajetória do grupo na valorização da música de raiz.

O evento integrou o concerto comemorativo de duas décadas da Orquestra, que emocionou o público com interpretações de clássicos da música sertaneja sob a regência do maestro Jorge Cesar de Vargas Neto. O repertório incluiu obras como "Disparada", "Menino da Porteira", "Saudade da Minha Terra" e "Estrada da Vida", encerrando com o Hino de Piracicaba em homenagem à cidade.

Fundada oficialmente em 5 de agosto de 2005, a Orquestra Piracicabana de Viola Caipira nasceu de oficinas de viola realizadas em 2004 com os violeiros Mazinho Quevedo e Fernando Sodré. O grupo surgiu da união de alunos apaixonados pela música de raiz, que decidiram seguir juntos após o término das oficinas.

Desde então, a Orquestra Piracicabana de Viola Caipira se consolidou como símbolo cultural da cidade, levando a sonoridade da viola a palcos de Piracicaba, cidades do interior paulista e até de Minas Gerais. O grupo já se apresentou em eventos como Festa do Divino, Festa da Cachaça e do Peixe, Noite das Tradições, Virada Cultural Paulista e Revelando São Paulo.

Durante o ato de entrega da moção de aplausos, Fabio Silva destacou a importância da cultura caipira na identidade de Piracicaba. "A história de Piracicaba é inseparável da tradição caipira. Essa herança, construída ao longo de gerações, faz de nossa cidade uma comunidade distinta, que valoriza suas raízes e transforma sua identidade em música, arte e inspiração", disse o vereador, ressaltando que a Orquestra é "composta por músicos voluntários" e "funciona como uma verdadeira família musical".

Fabio Silva também enfatizou que a moção de aplausos 223/2025, aprovada pela Câmara, "simboliza o reconhecimento público ao trabalho incansável dos músicos que, ao longo de 20 anos, têm promovido a cultura local e levado o nome de Piracicaba a diversos cantos do país".

O parlamentar reforçou o compromisso do Legislativo municipal com a valorização da cultura. "Cabe à Câmara incentivar, apoiar e homenagear iniciativas que engrandecem a nossa cultura. É por meio de gestos como este que fortalecemos nossa identidade e garantimos que as futuras gerações conheçam e se orgulhem de suas raízes."

Ao final do evento, o vereador parabenizou a Orquestra. "Que este reconhecimento seja mais um estímulo para que continuem encantando corações e levando a música caipira de Piracicaba para cada vez mais longe", afirmou.