PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE MAIO DE 2023

Vereador enaltece projeto que leva o xadrez à rede municipal de ensino


Introdução da prática do xadrez no ensino fundamental da rede municipal de ensino foi objeto da indicação 447/2022, protocolada por Ary Pedroso Jr.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Ary Pedroso Jr. enaltece projeto "Xadrez Mentes de Aço", implantado na rede municipal de ensino



A iniciativa apresentada pelo vereador Ary Pedroso Jr. (Solidariedade) por meio da indicação 447/2022, de fevereiro do ano passado, em que ele sugeria ao Executivo introduzir a prática de xadrez no ensino fundamental da rede municipal de ensino, tornou-se realidade graças a uma parceria com a Fundação ArcelorMittal.

Mais de 120 alunos serão beneficiados em cada uma das sete escolas municipais selecionadas para o projeto "Xadrez Mentes de Aço", que vai até novembro. São elas: "Professora Antonia Benedita Eugênio", "Enedina Lourenço Vieira", "Professor Francisco de Almeida Kronka", "João Oriani", "Professora Judith Moretti Accorsi", "Professor Manoel Rodrigues Lourenço" e "Professor Santo Granuzzio".

De acordo com o vereador, os professores de xadrez já estão em ação desde segunda-feira (15), desenvolvendo as atividades com os alunos da "Judith Moretti Accorsi", localizada no Parque Piracicaba. Além de todo o conteúdo técnico, cada estudante participante do "Xadrez Mentes de Aço" receberá um kit de materiais contendo uniforme do projeto, tabuleiro com peças de xadrez e squeeze.

Disputando entre si, os alunos Bruna Letícia Soares de Oliveira e Samuel Henrique Gerardino dos Santos, do 5º ano A da escola do Parque Piracicaba, estavam focados nas regras e na estratégia. "Com o jogo, estamos treinando a mente; dá para a gente pensar bastante. Jogava o xadrez com um amigo, mas é muito legal aprender mais", comentou Samuel. "Temos que pensar bastante, usando a cabeça e com muita atenção", complementou Bruna.

As aulas são de responsabilidade do Instituto Nacional de Esporte, Educação e Cultura (Ineec), por meio da Secretaria Especial do Esporte, com a Lei de Incentivo ao Esporte do governo federal. Já pela Secretaria Municipal de Educação, o acompanhamento do projeto é das supervisoras Mara Martins e Maria Aparecida Vila Nova.

"A Fundação ArcelorMittal é uma grande parceira da rede municipal de educação de Piracicaba e nos contempla com mais esta importante iniciativa. Aliar e estimular o raciocínio lógico, com a disciplina e a importância da prática esportiva, são de extrema importância, e este projeto vem demonstrar isso na prática", disse o secretário de Educação, Bruno Roza.

(Com informações da Prefeitura)



Texto:  Assessoria parlamentar Elisandra C. de Campos
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Educação Ary Pedroso Jr

Notícias relacionadas