
11 DE FEVEREIRO DE 2021
Trevisan Jr., acompanhado de secretários, visitou a cidade de Limeira para conhecer obras de combate a enchente
Nesta quarta-feira (10), a convite do secretário municipal de obras, Paulo Sérgio Ferreira da Silva, o vereador Laercio Trevisan Jr. (PL), acompanhado também do secretário municipal de ação cultural, Adolpho Carlos Françoso Queiroz, visitaram as obras de combate a enchentes na cidade de Limeira (SP).
O parlamentar e os secretários participaram de uma reunião na Secretaria Municipal de Obras e Serviços públicos, na Prefeitura Municipal de Limeira, onde foram recebidos pelo titular da pasta, o engenheiro Dagoberto de Campos Guidi e pelo diretor de saneamento e drenagem, Tiago Custódio.
Em seguida, visitaram o reservatório enterrado de contenção de água pluvial, chamado popularmente de “Piscinão do Tiro de Guerra”, inaugurado em 2016, com capacidade para armazenar 10 milhões de litros de água, captados ao longo de 8,4 quilômetros de redes de drenagem.
Conheceram também, outros dois piscinões ecológicos, os quais permitem o acúmulo da água no solo, principalmente durante fortes chuvas, minimizando os efeitos das enchentes ao mesmo tempo em que promovem a recarga do lençol freático. No meio do piscinão ecológico, que é totalmente gramado, fica o “ladrão”, sistema por onde o excesso de água é escoado e o restante fica armazenado, inclusive a água das ruas.
O parlamentar, que é autor da emenda que remanejou R$ 2,5 milhões do orçamento para a realização de obras de prevenção de inundações e alagamentos nas avenidas Armando de Salles Oliveira e Trinta e Um de Março, principalmente nas imediações do Teatro Municipal, Rodoviária e Terminal Central de Integração, destacou que a visita na cidade de Limeira foi de extrema importância, pois possibilitou inúmeras ideias para solucionar os problemas de enchentes e alagamentos na cidade de Piracicaba.
Conforme conversa com o secretário de obras, Paulo Sérgio, foi possível ter uma dimensão logística de quais pontos poderão receber essas obras de contenção de água de chuva na cidade de Piracicaba, como por exemplo, no início da avenida Trinta e Um de Março, ao lado da rodoviária e na praça “Enes Silveira Mello” e outros locais a serem analisados pela prefeitura.
“Foi possível termos uma visão destas obras, uma de maior porte, e outras, do modelo ecológico, que poderão ser implantadas na cidade de Piracicaba, para resolver esse problema que há mais de 40 anos está sem solução”, disse Trevisan Jr. Ele agradeceu a acolhida e a atenção do secretário de obras e serviços públicos de Limeira, o engenehiro Dagoberto de Campos Guidi, e do diretor de saneamento e drenagem, Tiago Custódio.
“Trata-se de uma obra complexa, mas de grande relevância e necessidade, que precisa ser realizada. Nos dias de fortes chuvas, as enchentes e os alagamentos causam grandes transtornos aos motoristas, além de danos e prejuízos aos moradores, igrejas e nos inúmeros estabelecimentos comerciais ali existentes”, afirmou o vereador.