PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE MARÇO DE 2022

Vereador defende programas para estimular reciclagem


Camolesi conheceu iniciativas postas em prática em Piracicaba e Santana de Parnaíba.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Camolesi participa por videoconferência da reunião ordinária, nesta quinta-feira






O vereador Paulo Camolesi (PDT) repercutiu, durante fala na 1ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (3), dois projetos de estímulo à reciclagem que ele conheceu pessoalmente. Uma das iniciativas, de uma empresa de Piracicaba, aplica a chamada "logística reversa" para recolher pneus inservíveis. A outra, de Santana de Parnaíba (SP), concede crédito a quem dá destinação adequada aos resíduos que produz.

Camolesi disse estar em contato com a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) para transformar as ideias em ações locais. "Hoje estivemos em uma empresa de Piracicaba, com o secretário [Alex Gama Salvaia] e assessores, para conhecer o trabalho. Ela há vários anos recolhe pneus e destina para uma empresa fora de Piracicaba, que manda um caminhão gaiola para cá e recolhe os pneus."

Segundo o vereador, a adoção do serviço, pelo município, depende apenas "de acertar a documentação". "A empresa já existe e o recolhimento e a destinação dos pneus estão sendo feitos. Precisa acertar um local correto para ser feito esse processo."

Sobre a iniciativa posta em prática em Santana de Parnaíba, Camolesi disse que Alex convidou o responsável pela empresa "para vir a Piracicaba e conversar". O vereador destacou que, pelo projeto, "quem recicla tem retorno financeiro". "O lixo lá tem um custo, um valor. Existe um cadastro, a pessoa que recicla tem uma espécie de cartão e, a partir do momento em que ela leva seu lixo, é creditado um valor na conta dela. É uma educação diferenciada que está sendo feita em Santana de Parnaíba", comentou.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Paulo Camolesi

Notícias relacionadas