10 de fevereiro de 2026

Vereador cobra ações de educação no trânsito e mais respeito ao pedestre

Paraná abordou o tema na tribuna, durante a reunião ordinária desta segunda-feira

Em sua fala na tribuna, durante a 3ª Reunião Ordinária de 2026, realizada pela Câmara na noite desta segunda-feira (9), o vereador Valdir Marques (PSD), o Paraná, manifestou preocupação com a falta de respeito aos pedestres em Piracicaba e cobrou ações de educação no trânsito.

"Nossa cidade tem a fama de ser das piores do Estado de São Paulo, por falta de respeito ao pedestre. Isso é demais, não dá para acontecer. É uma metrópole que poderia ser exemplo no trânsito, mas não vemos isso em Piracicaba", disse Paraná. "A partir de hoje, a cada 15 dias, vou falar desse mesmo assunto aqui na Câmara", completou.

O parlamentar disse que acertou com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, em reunião com representantes da pasta em 6 de junho de 2025, a elaboração, pelo Executivo, de um material de conscientização no trânsito, a ser entregue em escolas e nas ruas, mas o informativo "ainda não ficou pronto".

Paraná destacou que a principal preocupação é a segurança do pedestre e relatou situações presenciadas por ele em diferentes pontos da cidade, como a dificuldade de travessia na rotatória do bairro São Jorge. "As pessoas ficam 20 minutos para atravessar a avenida Doutor Antônio Mendes de Barros Filho, do terminal de ônibus para o Jardim Nova Suíça", comentou.

O vereador também citou o que ocorre na rua Sud Menucci, próximo à Estação da Paulista. "A pessoa fica ali por tempos aguardando que o motorista respeite e pare para que ela passe. Todo motorista, dez minutos depois, é um pedestre. E por que não respeita o pedestre?", questionou Paraná.

Texto: Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara