PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE JUNHO DE 2022

Vereador anuncia projeto para conscientizar sobre Miastenia gravis


Doença rara, caracterizada por fadiga rápida e fraqueza muscular severa, é tema de projeto de decreto legislativo do vereador Gilmar Rotta, que tramita na Câmara



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Decreto Legislativo que busca instituir na Câmara Municipal de Piracicaba o "Mês de Conscientização da Miastenia Gravis – “Junho Verde” é de autoria de Gilmar Rotta (PP)






"A miastenia gravis é uma doença autoimune, que se manifesta porque o sistema imunológico ataca erroneamente a junção dos nervos com os músculos. O desconhecimento ainda atrapalha o diagnóstico, dificultando que o paciente chegue ao tratamento correto e tenha a chance de ter uma vida normal", disse o presidente da Câmara, Gilmar Rotta (PP), em discurso na tribuna da 23ª reunião ordinária de 2022, na noite desta quinta-feira (2), data instituída como Dia Mundial da Miastenia.

Segundo o parlamentar, que é autor do projeto de decreto legislativo 39/2022, que busca instituir na Câmara o Mês de Conscientização da Miastenia Gravis – “Junho Verde”, a doença tem como principais sintomas "pálpebras caídas, dificuldade de engolir, cansaço muscular e visão dupla. Em casos mais extremos, os músculos da respiração podem ser atingidos, resultando em insuficiência respiratória. Franqueza dos braços, pernas e dificuldade para falar também são característicos da miastenia gravis", acrescentou Rotta.

Ele disse contar com o apoio dos demais vereadores para aprovar a propositura, "para que possamos trabalhar sobre esse tema e levar mais conhecimento à população".

Gilmar Rotta ainda falou sobre visita feita à Escola Muncipal Prof. Anna Maria Fontabelli Avansi, no Jardim Gilda, para verificar o estado do calçamento da unidade, e visitas, na companhia do secretário municipal de Obras, aos bairros Vida Nova, Condomínio Ipês e Piracicaba III, para verificar a questões ambientais e relacionadas a buracos em vias públicas. 

Por fim, o presidente da Câmara também falou sobre o desconto em folha de pagamento dos dias parados em decorrência da greve, deflagrada no início de abril deste ano pelos servidores municipais: "alguns servidores perderam até mais de mil e quinhentos reais, e está fazendo falta. Eu acho que descontar, sim, tem que descontar, mas acho que teria que, no mínimo aguardar a posição da Justiça", disse Gilmar, que ainda defendeu o parcelamento dos descontos. 

O discurso completo do parlamentar pode ser visto no canto superior esquerdo da página.    



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Gilmar Rotta

Notícias relacionadas