
20 DE ABRIL DE 2022
Já foram retirados 120 caminhões de 12 toneladas de resíduos - cerca de 1.440 toneladas - em trecho próximo ao Terminal de Integração (TPI), confere Laercio Trevisan Jr.
Vereador acompanha desassoreamento do Ribeirão Piracicamirim
O vereador Laercio Trevisan Jr. (PL) esteve nesta quarta-feira (20) acompanhando os trabalhos de desassoreamento no ribeirão Piracicamirim. O município foi contemplado no programa Rios Vivos, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).
Em janeiro, o parlamentar visitou inúmeros locais acompanhado pelo secretário municipal de Obras, Paulo Sérgio Ferreira da Silva, assim como é autor de proposituras visando a execução do serviço de desassoreamento no ribeirão. No documento encaminhado ao Executivo, Trevisan Jr. relatou os problemas com enchentes e alagamentos enfrentados pelos moradores dos bairros: Água Branca, Morumbi, Maracanã, Jardim Oriente e adjacências, onde em dias de fortes chuvas, conforme ocorrido no final de janeiro e início de fevereiro deste ano, a população fica exposta a perigos.
Conforme citado no documento, o parlamentar constatou que o ribeirão Piracicamirim se encontra assoreado, devido ao acúmulo de detritos, terra e materiais despejados indevidamente. “Todo esse acúmulo interfere na topografia do leito do córrego, impedindo-o de portar todo o volume hídrico, provocando transbordamento, como o ocorrido no dia 29 de janeiro”, lembrou.
Segundo informações do Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba, a operação de desassoreamento do ribeirão Piracicamirim já retirou 120 caminhões de 12 toneladas de resíduos - cerca de 1.440 toneladas - do leito do manancial no trecho próximo ao Terminal Piracicamirim de Integração (TPI).
De acordo com Odair Mello, da Defesa Civil, entre os resíduos retirados do manancial estão areia, lama, entulho, cascalho, madeira, além de lixo e pneus. O material está sendo transportado para área licenciada. Após o desassoreamento, o primeiro ponto, que fica próximo ao TPI, deve ganhar cerca de 60 a 80 centímetros de profundidade. "Assim o leito terá mais capacidade para água, ficando mais livre, e vai garantir mais direção e velocidade para a água na época de enchente, o que vai minimizar o impacto dos alagamentos", explica Mello.
Os maquinários foram contratados pelo DAEE e o serviço de desassoreamento teve início em 06/04. No total, cerca de 3.500 metros do ribeirão Piracicamirim receberão o serviço. Outros dois pontos que serão desassoreados ficam no bairro Maracanã e no bairro Bosque da Água Branca.
“Parabenizo o prefeito Luciano Almeida, os secretários municipais Paulo Sérgio (Obras) e Alex Gama Salvaia (Meio Ambiente) e o diretor da Defesa Civil, Odair Mello, pela iniciativa. Os serviços são de extrema importância e visa diminuir a possibilidade de novos alagamentos, conforme ocorrido no início do ano, o que causou inúmeros transtornos e prejuízos à população”, disse Trevisan Jr.