
12 DE JANEIRO DE 2022
Empresa Mirante organizou banca do Projeto Pioneiros para análise das ideias dos alunos de Artemis
Vereador e alunos em frente à sede da concessionária Mirante
O vereador Josef Borges (Solidariedade) acompanhou na sede da concessionária Mirante a apresentação dos trabalhos desenvolvidos por alunos da 2ª turma do Projeto Pioneiros, desenvolvido pela área de Responsabilidade Social da empresa com estudantes da rede pública de ensino em 2021. O encontro ocorreu no mês passado.
Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social da Mirante, Maria Aparecida Draheim, “o Projeto Pioneiros tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos jovens sobre o mercado de trabalho e a atuação de diferentes profissões, estimulando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação".
Durante os encontros, os alunos da escola estadual Professor José Martins de Toledo participaram de atividades e workshops técnicos, que abordaram temas como introdução ao saneamento, aspectos legais da prestação de serviços públicos de água e esgoto, comunicação empresarial, responsabilidade social, preservação do meio ambiente, entre outros. Após a imersão nos assuntos, foi proposto aos estudantes o desafio de elaborar um projeto que contribua com o saneamento no bairro em que vivem.
Os projetos foram avaliados por uma banca de profissionais especializados no setor de saneamento, que teve a missão de selecionar os trabalhos que respeitaram os critérios de inovação e viabilidade de implantação. “É muito gratificante desenvolver esse projeto porque enfatizamos a importância do investimento em educação ambiental, um tema que deve ser cada dia mais aprofundado nas escolas”, ressaltou Maria Aparecida.
Para o vereador Josef Borges, os alunos superaram todas as expectativas. "Todos estão de parabéns pelos projetos apresentados sobre o saneamento básico, aliando inovação, tecnologia, cuidado social e ambiental. Eles pesquisaram sobre a realidade do nosso distrito e propuseram soluções viáveis de serem aplicadas para sanar, por exemplo, a dificuldade de acesso à nossa área rural, a preocupação com o reuso da água e do uso do resíduo do tratamento de esgoto como adubo", comentou Josef Borges.
No evento também participaram a diretora da escola, Luciana Christiano e o coordenador, Jorge, que acompanharam as apresentações dos sete grupos. "A Mirante ampliou o conhecimento desses estudantes do ensino médio com esse projeto, que dá oportunidade para os jovens aprenderem praticando e se desenvolverem cada vez mais", disse o vereador.
Cada projeto foi desenvolvido por duplas de alunos e o melhor será premiado com um notebook para cada um dos alunos vencedores, além de concorrerem ao Prêmio Inovação - Categoria Jovens Pioneiros da Aegea, holding de saneamento da Mirante, juntamente com participantes de todo o Brasil.