PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE OUTUBRO DE 2022

Urbanista aponta extinção de estruturas da Emdhap em nova secretaria


Sofia Rontani detalhou o projeto de lei 200/2022, do Executivo, que unifica empresa ao Ipplap, durante a 54ª reunião ordinária da Câmara.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Sofia Rontani, arquiteta e urbanista, detalhou o projeto de 200/2022, do Executivo






Representante do Conselho Estadual de Arquitetura e Urbanista (CAU), Sofia Rontani detalha que a proposta do Executivo, de unificar a Emdhap (Empresa de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba) ao Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba), extingue estruturas da moradia popular. Com a mudança, o projeto de lei 200/2022 cria Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial). 

Ela utilizou 30 minutos da 54ª reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (27), de iniciativa da vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, autora do requerimento 746/2022. 

“A unificação (do Emdhap e Ipplap) coloca em cena uma preocupação: o organograma. Parece não refletir as estruturas existentes e que vão ser extintas, principalmente da Emdhap, que é complexa, é importante elaborar um organograma coerente e se faz necessário que essa nova secretaria consiga absorver todas as frentes dos dois órgãos”, disse Sofia, ao sugerir que a palavra “planejamento” deveria ser colocada no nome da nova secretaria.

Ela lembrou ainda que o CAU é instrumento voltado para contribuir voltado para a orientação do poder público quanto, assim como assessorar seus profissionais. “A implementação de um setor dedicado à assistência técnica de interesse social se faz importante para contribuir para a valorização da temática habitacional, assim como para o cumprimento da lei federal 11888/2008”, acrescentou. 

A vereadora Silvia Morales, que também é engenheira civil, destacou que a proposta apresentada pelo Executivo precisa ser mais discutida, “porque é bastante complexa” e que se faz “necessário um melhor detalhamento sobre os impactos das mudanças que estão sendo propostas”, acrescentou. 

Os vereadores também fizeram apontamentos à apresentação da arquiteta. “Eu queria parabenizar pelo seu didatismo”, apontou o vereador Paulo Campos. 

Líder do governo na Câmara, o vereador Josef Borges destacou que, com a unificação, o Ipplap continuará. “Será muito importante para a cidade”, disse. 

A vereadora Ana Pavão parabenizou as explicações da urbanista. “Oxalá tivéssemos mais pessoas como você fazendo estas discussões”, destacou. 

A vereadora Rai de Almeida lembrou que, quando a Emdhap foi criada, nos anos de 1980, “foi um ganho para a cidade”, destacou, ao defender o papel da empresa. 

O vereador André Bandeira observou a importância da Emdhap e do Ipplap e cobrou a atualização dos dados, “pararam de ser alimentados no final de 2020”. 

O vereador Gustavo Pompeo criticou que, atualmente, quando se cobra a Emdhap, “ela se porta apenas como apresentar dados, a função se perdeu”, disse. 

O vereador Pedro Kawai criticou que existem tantas coisas para solucionar na cidade e, enquanto isso, “o Executivo pensa em unificar secretarias”, disse.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Reunião Ordinária Institucional André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas