PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE MARÇO DE 2020

UPA Vila Cristina distribuirá soro antiescorpiônico, diz Lair Braga


Parlamentar fez solicitação ao Executivo em 2018



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Parlamentar citou demandas recentes do seu mandato






Ao usar a tribuna da Câmara, na noite desta segunda-feira (9), na 10ª reunião ordinária, o vereador Lair Braga (SD) relembrou a indicação 2.883/2018, em que ele solicitou estudo de viabilidade de distribuição do soro antiescorpiônico para as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), PSFs (Programa Saúde da Família) e UBSs (Unidade Básica de Saúde) do município.

Em recente conversa com o secretário de Saúde, Pedro Mello, Lair obteve a informação que a UPA da Vila Cristina começa a receber o soro antiescorpiônico. “Ele [Pedro Mello] respondeu que o Instituto Butantan não consegue produzir quantidade maior para levar às outras unidades”, disse.

O parlamentar leu a propositura, que reforçava que uma das orientações à população, em caso de picadas de escorpião, era procurar imediatamente a UPA, porém a Santa Casa era o único hospital que contava com o soro.

“Estudos mostram que esse tempo é de aproximadamente 90 minutos. Há um tempo atrás houve alguém que disse que é a Santa Casa que fazia, porém, por mais que o trabalho que esta unidade realiza seja muito bom, a cidade é muito grande, então era necessário que se estendesse para outros lugares e não só lá”, destacou Lair.

ÀRTEMIS E TUPI – O vereador também falou sobre a situação de bairros mais afastados da área urbana. Segundo Lair, nos distritos de Átemis e Tupi não há posto da Guarda Civil e da Polícia Militar. “O que ocorre nestes locais quando é caso de polícia? Chama ela ou a guarda? Até chegarem, as pessoas já foram embora”, advertiu Lair.

Lair também relembrou a presença do munícipe Eber Constantino, que ocupou a Tribuna Popular, no último dia 3, para falar sobre a segurança do distrito. “Nesse fim de semana, até o padre foi assaltado e espancado em sua casa pela manhã, levando dinheiro e o seu carro”, contou.

O vereador disse que já marcou uma reunião com a comandante Lucineide Corrêa, da Guarda Civil, e também tentará agenda com o comandante da Polícia Militar. “Essa situação não pode continuar. Não é possível que não se coloque um posto ou mesmo essas viaturas para ficarem o dia todo ou em turnos à noite. A população de Ártemis e Tupi não pode ficar à mercê disso”, reforçou.

Ao secretário de Obras, Vlamir Schiavuzzo, ainda sobre Tupi, o vereador alertou a chegada da Festa de São João de Tupi, que acontece em junho. Segundo o parlamentar, os banheiros feminino e masculino estão em situação de calamidade, não sendo uma obra grande de ser realizada.

“Já encaminhei a solicitação ao secretário, que disse estar providenciando uma licitação. Não pode continuar desse jeito. O banheiro fica bem em frente ao ponto de ônibus, onde a pessoa vem de Piracicaba para a festa, que conta com 15 mil pessoas”, disse.

LIMPEZA-  Lair Braga também pediu a intervenção do Executivo em frente ao PSF do Santa Fé, onde há mato alto. “Nesse PSF pesamos as crianças todo mês para ver sua nutrição”, contou Lair. O vereador também pediu, no bairro, a construção de um Centro Comunitário.



Texto:  Ana Caroline Lopes
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Lair Braga

Notícias relacionadas