PIRACICABA, SÁBADO, 21 DE JUNHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

10 DE DEZEMBRO DE 2010

Trevisan confere novas denúncias de maus-tratos a animais


O vereador Laércio Trevisan Júnior (PR) esteve em três pontos da cidade, na manhã desta sexta-feira, para averiguar as condições em que animais eram mantidos. Uma c (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


O vereador Laércio Trevisan Júnior (PR) esteve em três pontos da cidade, na manhã desta sexta-feira (10), para averiguar as condições em que animais eram mantidos. As visitas mostraram que um comércio vistoriado na semana passada resolveu as falhas apontadas, mas outro local, no Cecap, mantinha cachorros de várias espécies confinados em um pequeno cercado.

 

No primeiro local averiguado, no Chapadão, um homem cuidava de dez cachorros. Apesar do número elevado de animais sob sua tutela, não foram detectados problemas no lugar, visto que as condições do espaço utilizado eram adequadas. Na sequência, Trevisan voltou ao pet shop denunciado na semana passada e encontrou mudanças significativas. O estabelecimento, que fora notificado na visita inicial, alterou a forma de armazenamento de ração, o acondicionamento de aves e até o modo como a limpeza do local era feita. Os cachorros –antes amontoados em gaiolas, colocados em espaços inadequados e expostos ao sol– passaram a ser acondicionados em ambientes apropriados. "Agora, tudo está dentro da legalidade. Mudou muito", disse o vereador.

 

Trevisan, no entanto, encerrou sua visita num canil clandestino, alvo de denúncia encaminhada ao seu gabinete. Na companhia da fiscal do Centro de Controle de Zoonoses de Piracicaba, Thalita Neder, e de membros do pelotão ambiental da Guarda Municipal, o vereador encontrou 33 cachorros em uma casa na Cecap. Eram 23 adultos mantidos num cercado de aproximadamente 20 metros quadrados e 5 na parte externa, além de 5 filhotes confinados dentro da casa. A cobertura do cercado restringia-se a menos de 10 por cento da área total, obrigando a maioria dos animais a ficar exposta a sol e chuva. O estado precário das instalações e as condições inadequadas de higiene geravam forte odor no local.

 

"Esse tipo de canil busca somente o lucro com a venda de animais", alertou Trevisan. "Isso não pode continuar ocorrendo em Piracicaba, pois viola a saúde e as condições físicas dos animais e todas as normas de vigilância e higiene reguladas por órgãos municipais e estaduais", completou.

A dona da casa, que foi notificada pela fiscal do Centro de Controle de Zoonoses, justificou a situação por estar de mudança para uma chácara ainda esta semana. Trevisan reforçou o apelo à população para comunicar casos de maus-tratos a animais. "Toda denuncia anônima que chegar ao meu gabinete será repassada ao Zoonoses", garantiu.

 

TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918

FOTOS: Davi Negri / MTB 20.499



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas