
20 DE JUNHO DE 2018
Maria Julia Chequito Alves recebeu prêmio de primeiro lugar na categoria Publicidade em Mídia Digital
Maria Julia Chequito Alves com o troféu de primeiro lugar pelo trabalho inscrito na categoria Publicidade em Mídia Digital, no XXIII Intercom Sudeste.
A estagiária em publicidade e propaganda do Departamento de Relações Públicas e de Cerimonial da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Maria Julia Chequito Alves, teve trabalho premiado no XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom). O evento aconteceu entre os dias 7 a 9 de junho, em Belo Horizonte (MG), na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC.
De autoria coletiva de Maria Julia, Felipe Fogaça Forti e Mateus Vicentini, alunos da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), o trabalho de produção multimídia que abordava a máxima “Gentileza gera Gentileza”, recebeu o prêmio de primeiro lugar no Congresso regional, na categoria Publicidade em Mídia Digital.
“O desafio era criar uma campanha multimídia criativa e atual que apoiasse boas causas ou projetos sociais dentro da universidade, gerando conscientização e propagando bons hábitos, respeito, boas ações e gentilezas”, explicou Maria Julia.
O tema abordado, segundo Maria Julia, foi determinado “diante das várias notícias da triste realidade das universidades no Brasil, onde as minorias são alvos constantes de violência, o desrespeito por professores e colegas é cada vez mais frequente e a falta de empatia e humanidade é constante”.
O grupo criou uma campanha de identidade baseada nos lambe-lambes (cartazes colantes), chamada “Pequenos Gestos”, com uma identidade jovem e descontraída. Para materializar o conceito de neuromarketing (marketing de estímulos) e gamefication (aplicação de elementos de criação de jogos e princípios de jogos em conteúdos que não estão relacionados a este universo), foi criado um APP para compartilhamentos de conteúdos referentes a boas práticas, empatia e respeito.
Foram criados cinco cartazes com diferentes designs, todos eles com QR codes (Código (Quick Response, sigla em inglês, que significa reposta rápida, em português. É um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera).
O grupo também utilizou ferramentas dos softawares Adobe Illustrator e Photoshop. Segundo Maria Julia, “o cartaz definido como principal continha direcionamento para download do aplicativo do game disponível para o sistema Android. Os demais continham conteúdos como frases que transmitiam boas mensagens, dados de pesquisa referentes aos efeitos da gentileza ao psicológico e conteúdo referente a central de notícias da faculdade trazendo boas novidades sobre projetos ou ações e dicas de bom relacionamento”, explicou.
Os cartazes continham graus de pontuação de 10 a 50 e também foram atribuídos sistemas de pontuação através da localização dentro do perímetro da universidade e compartilhamento nas redes sociais. “Um cartaz que vale 50 pontos estava localizado em áreas mais concentradas do campus, como sua localização é simples, diferente das extremidades do campus, o jogador recebia mais 5 pontos por localidade e, caso compartilhasse em redes sociais, ganhava mais 10, totalizando 65 pontos em apenas um cartaz”, exemplificou Maria Julia.
Conforme o jogador fosse evoluindo ele recebia recompensas. Segundo Maria Julia, “a cada 200 pontos adquiridos eram liberados filtros e badges para aplicação nas redes sociais, tanto para fotos de perfil em caso do Facebook e histórias para Facebook e Instagram”.
“Os primeiros jogadores a alcançarem 1000 pontos, liberando todos seus filtros, ganhariam ingressos com acompanhante para os filmes em alta na época da campanha”, disse Maria Julia.
A estudante disse que “a premiação foi extremamente recompensadora”. Segundo ela, “todo o trabalho no processo de criação e desenvolvimento valeu a pena”. Para ela, a grande relevância do projeto é que ele “une pequenos gestos de gentileza com o universo digital, criando empatia com pessoas ao redor e reforçando laços de respeito e humanidade, sem excluir o amado mundo digital”.
Luciano Junior, Diretor do Departamento de Relações Públicas e de Cerimonial, disse que não ficou surpreso com o prêmio. Segundo ele, a conduta de Maria Julia no Departamento também é admirável. “Ela tem esse DNA de uma pessoa ativa, sempre buscando novidades, sempre à frente daquilo que está sendo colocado no momento”. Luciano disse ainda que acredita que no decorrer da carreira, a estagiária receberá muitos outros prêmios “devido a competência e o empenho que dedica às causas que acredita”.