PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE MAIO DE 2022

Título de cidadão piracicabano será entregue a advogado previdenciário


Honraria será concedida a Guilherme Aparecido de Jesus Chiquini em cerimônia na noite desta sexta-feira (13). Homenagem é de autoria do vereador Pedro Kawai



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai (PSDB) é autor da propositura que concede título de Cidadão Piracicabano ao advogado previdenciário Guilerme Chiquini



O advogado previdenciário Guilherme Aparecido de Jesus Chiquini, natural da cidade de Joanópolis (SP), receberá na noite desta sexta-feira (13), em cerimônia no Salão Nobre "Helly de Campos Melges", o título de Cidadão Piracicabano. A honraria é concedida a pessoas não nascidas na cidade mas que prestam relevantes serviços à sociedade piracicabana.  

Proposta por meio do projeto de decreto legislativo 35/2021, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), posteriormente convertida em decreto legislativo, a homenagem aprovada em plenário busca reconhecer a trajetória de Guilherme Chiquini que, além de atuar em seu escritório de advocacia, atualmente é membro da Comissão de Direito de Previdenciário da 8ª Subseção da OAB - Piracicaba.

Chiquini, de acordo com a propositura, nasceu, em 1983, em uma família humilde: "Guilherme foi criado com certa dificuldade. Seu avô era gari e fazia a limpeza urbana do município de Joanópolis, com uma carroça puxada por uma mula", traz o texto.

O projeto de decreto legislativo também traz que ele, aos 14 anos, começou a trabalhar como office boy em um escritório de contabilidade, "para ajudar nas despesas da casa".

Mais à frente, em 2003, tornou-se Guarda Noturno após ser aprovado em concurso público e, no ano seguinte, ingressou no curso de Licenciatura Plena em História na Fundação Municipal de Ensino Superior na cidade de Bragança Paulista. "Nessa época, estudava à noite e trabalhava de madrugada", destaca o texto.

Guilherme Chiquini também exerceu funções administrativas na prefeitura de Joanópolis, foi professor na mesma escola municipal em que estudara anos antes e exerceu, em 2007, a função de supervisor censitário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na cidade de Pedra Bela (SP).

Foi também em 2007 que o homenageado começou sua segunda graduação, desta vez na área de direito. "Em 2009, quando estava no terceiro ano do curso de Direito recebeu o convite de um grande amigo de infância, o Dr. João Badari Zinsly Rodrigues – um joanopolense cujo pai é piracicabano – para trabalhar em seu recém-inaugurado escritório de advocacia, e que viria a ser um dos maiores do Brasil na área previdenciária".

Guilherme mudou-se para Piracicaba em 2015 e, em 2021, abriu seu próprio escritório de advocacia. Hoje, ele "atua justamente na área previdenciária, sobretudo com concessão e revisão de benefícios do INSS (aposentadorias, auxílios, pensão por morte, BPC – LOAS etc.).

A solenidade de entrega do Título de Cidadão Piracicabano terá início às 19h30 desta sexta-feira (13) e será transmitida ao vivo pelos canais 11.3 da TV aberta, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo. O evento também terá transmissão simultânea pelo Facebook da Casa e pelo canal do Youtube da TV Câmara.  



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara Pedro Kawai

Notícias relacionadas