PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE MAIO DE 2022

Terminam nesta quinta inscrições para palestra sobre Rótulos Seguros


Voltada para produtores rurais, de produtos processados e demais interessados, roda de conversa será realizada presencialmente, no Varejão Paulista, no dia 16 de maio



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Promovido pela Escola do Legislativo, evento integra a programação da V Semana da Conscientização da Alergia Alimentar de Piracicaba, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento



Termina nesta quinta-feira (12) o prazo de inscrições para a roda de conversa "Rótulos seguros: as embalagens de alimentos devem ter alerta para quem tem alergia alimentar", promovida pela Escola do Legislativo. A atividade será presencial e acontecerá no Varejão Paulista, na próxima segunda-feira (16), das 14 às 16 horas. O evento integra a programação da V Semana da Conscientização da Alergia Alimentar de Piracicaba, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema).

A Semana foi instituída através do Decreto do Legislativo Nº 17/2018, com o objetivo de conscientizar sobre as alergias alimentares através da ampliação do diálogo com o público em geral, como política pública na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável e de Segurança Alimentar e Nutricional.

No encontro, será ampliada a discussão sobre o tema da rotulagem que, para a maioria dos alimentos embalados, é o principal meio de comunicação pelo qual os fabricantes podem informar os consumidores sobre a presença de alergênicos de forma a se permitir o gerenciamento do risco de manifestações clínicas adversas pelos consumidores que convivem com restrições alimentares.

Serão apresentadas situações reais em que a informação inadequada no rótulo impactou negativamente a vida de consumidores com alergia alimentar. Os produtores ainda serão incentivados a buscar capacitação dentro do tema, o que pode garantir aos consumidores o acesso a informações corretas, compreensíveis e visíveis sobre a presença dos principais alimentos que causam alergias alimentares nas embalagens.

Pela Escola do Legislativo, a roda de conversa faz parte do eixo temático Difusão Cultural e tem como público alvo produtores rurais, de produtos processados e demais interessados. As facilitadoras serão a bióloga, mestre e doutora em educação Érica Speglich, que também é participante do Coletivo Acolhimento Alimentar e do Conselho de Alimentação Escolar de Piracicaba (representando a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil); a bióloga e mestre em Ciências Heloíze Milano, que participa do Coletivo Acolhimento Alimentar e é mãe de duas crianças com alergias alimentares múltiplas na rede estadual de ensino; e a engenheira agrônoma, gestora ambiental e secretária municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba, Nancy Thame.

As inscrições para a roda de conversa podem ser feitas no site da Escola do Legislativo, neste link. O Varejão Paulista, onde acontece o encontro, fica na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2110, na Chácara Nazaré.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas