PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE JUNHO DE 2022

Solenidades homenagearão comunidade e artes marciais japonesas


Dias Municipais da "Comunidade japonesa", do "Karate-Do" e do "Judô" serão celebrados em solenidades, na Câmara Municipal de Piracicaba, na noite de sexta-feira (24)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai é autor do requerimento 11/2022 que solicitou a realização, neste ano, das solenidades



A tradição e a cultura japonesas receberão destaque em três reuniões solenes que acontecem, na noite desta sexta-feira (24), na Câmara Municipal de Piracicaba. As solenidades, que celebram o "Dia Municipal da Comunidade Japonesa", o "Dia Municipal do Karate-Do" e o "Dia Municipal do Judô" foram solicitadas por meio requerimento 11/2022, de autoria de Pedro Kawai (PSDB). 

As cerimônias terão início às 19h30, no Salão Nobre "Helly de Campos Melges", localizado no primeiro andar do prédio principal do Legislativo piracicabano.

As celebrações buscam enaltecer a presença nipônica na cidade, estabelecida desde 7 de setembro de 1918, quando os primeiros imigrantes japoneses chegaram a Piracicaba, e também reconhecem o papel das artes marciais criadas no país do sol nascente para o desenvolvimento físico e intelectual de seus praticantes e da sociedade como um todo.

Homenageados Comunidade Japonesa - A primeira solenidade da noite, que celebrará o "Dia Municipal da Comunidade Japonesa", instituída na Casa por meio do decreto legislativo 06/99, homenageará:

- Célia Shizuko Fuziki Yamada Hirama - Diretora de Eventos e também Diretora do Departamento de Karaokê do Clube Recreativo Nipo Brasileiro de Piracicaba;    

- Márcia Mioko Mori - Técnica de processamento de dados, formada em nutrição pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e que, atualmente, é empreendedora no ramo de artesanato, dedicando-se à técnica japonesa amigurumi, que consiste em fazer, em crochê, bonecas, bichinhos, brinquedos e enfeites;

 - Jefferson Shigueri Takaki - Diretor de Patrimônio do clube Nipo Brasileiro de Piracicaba e proprietário de estabelecimentos comerciais na cidade; 

- Oji Papéis Especiais - empresa que fabrica e comercializa papéis térmicos e autocopiativos para o mercado brasileiro e latino-americano e faz parte do Grupo multinacional japonês Oji Holdings Corporation.

Homenageados Karate-Do - Na sequência, na segunda solenidade da noite, voltada à comemoração do “Dia Municipal do Karate-Do”, criada por meio do decreto legislativo 60/2014, serão homenageados quatro mestres do “caminho das mãos livres”, na tradução literal do nome da arte marcial japonesa:

- Fábio Campion - empresário do ramo de TI (Tecnologia da Informação), praticante de Karate-Do desde 1982. Faixa-preta, ele também foi professor da arte marcial na Academia do Cuble Atlético Piracicabano entre os anos de 1989 e 1999.

- Marcelo Yonamine - praticante de karatê desde os 5 anos de idade, Sensei Marcelo esteve por diversas vezes no Japão, onde obteve, dos 15 aos 40 anos de idade, graduações do 1 ao 7 Dan. O homenageado também integrou a Seleção Paulista de Karatê em 1993 e 1999.

- Natalia Brozulatto Spigolon - Vice-Campeã da Copa do Mundo WKF 2012, em Atenas, Natália coleciona inúmeras outras vitórias em competições nacionais e internacionais: foi medalhista em etapas da Liga Mundial de Karatê, campeã dos jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, medalhista nos Jogos Sul-Americanos em 2010 e 2014, cinco vezes Campeã Sul-Americana, doze vezes Campeã Brasileira na modalidade e seis vezes campeã dos Jogos Abertos de São Paulo. 

- Saulo Teruo Takami - piracicabano de 35 anos, natural de Piracicaba, iniciou os treinos na modalidade aos 10 anos de idade, no Clube Cristóvão Colombo. Atualmente, Saulo é faixa-preta 5º Dan. Com títulos na Liga Paulista e na Liga Nacional, recentemente começou a praticar Kobudô, modalidade do Karatê que usa armas.  

Homenageados Judô - Na terceira reunião solene da noite, dedicada ao Dia Municipal do Judô, instituída no Legislativo piracicabano por meio do decreto legislativo 55/2018, três atletas e entusiastas da arte marcial milenar tornada esporte em 1882 serão homenageados:

- Marcelo Zanetti Denardi - Campeão Pan-americano em 2011, iniciou seus treinos em 1982 e, a partir de 2005, começou a participar mais intensamente de torneios e competições. Marcelo também foi Vice-Campeão Sul-Americano em 2010, Campeão Brasileiro e Paulista e Campeão dos jogos regionais por Piracicaba e no individual;

- Marco Antônio Ribeiro - Vice-Campeã Olímpico em 1984, na cidade de Los Angeles, foi também Campeão Regional de Judô FJP nos anos de 1972, 1980, 1981 e 1982. Marco Antônio treina desde os 5 anos de idade e, em 1981, tornou-se faixa-preta pelo Clube Tietê, em São Paulo. 

- Renê Scarpari de Mattos - filho do Sensei Beninho Mattos, Renê iniciou começou a praticar a modalidade em 1996, aos 4 anos de idade. Além de diversas participações e conquistas em campeonatos regionais e nacionais, ele foi um dos Senseis responsáveis pela fundação, em 2010, da Academia Heisei de Judô. Renê também participou ativamente na criação de projetos sociais de judô na cidade.    

As solenidades serão transmitidas ao vivo, a partir das 19h30, pela TV Câmara (em 11.3 UHF, canal 4 da Net/Claro e 9 da Vivo) e pelas sociais da Casa.



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas