30 de março de 2026

Solenidade destaca atuação do Lions Clube em Piracicaba

Evento realizado na noite da última sexta-feira (27), reuniu autoridades e destacou o trabalho voluntário dos clubes da cidade

A Câmara Municipal de Piracicaba realizou, na noite da última sexta-feira (27), reunião solene em comemoração ao Dia Municipal do Leonismo, instituído pelo Decreto Legislativo nº 7/2001, por meio do Requerimento nº 01/2026. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”.

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), proponente da homenagem e presidente dos trabalhos; pelo procurador-geral do município, Marcelo Magro Marum; pelo governador do Distrito LC-3 do Lions, Marcelo Roberto Dozena; pela presidente do Lions Clube Piracicaba Campestre, Margarida Cândida Arruda de Oliveira; pelo presidente do Lions Clube Piracicaba Centro, Luiz Afonso Vilela; pelo presidente do Lions Clube Piracicaba Cruzeiro do Sul, Antônio Celso Vicentini; e pela presidente do Lions Clube Piracicaba Leste, Jussara Cristiane Teixeira Bueno.

Em seu discurso, Pedro Kawai ressaltou a importância do reconhecimento aos homenageados e ao movimento leonístico na cidade. “Para ser um bom cidadão, um bom trabalhador, nós temos isso como responsabilidade. Mas vocês são referência e referência é para poucos”, afirmou, ao destacar o papel dos integrantes dos Lions Clubes. O parlamentar também enfatizou que a homenagem representa o reconhecimento de toda a cidade ao trabalho desenvolvido pelos voluntários.

O governador do Distrito LC-3, Marcelo Roberto Dozena, destacou a importância da parceria institucional ao afirmar que “os nossos clubes precisam do apoio do poder público, e o poder público também pode contar com os trabalhos dos nossos clubes”. Já a presidente do Lions Clube Piracicaba Leste, Jussara Cristiane Teixeira Bueno, ressaltou o espírito do movimento ao declarar que “ser leão é compreender que a verdadeira liderança nasce da disposição em cuidar do outro”.

O procurador-geral do município, Marcelo Magro Marum, ressaltou a relevância da atuação conjunta entre instituições e destacar o impacto social do leonismo na cidade. Em sua fala, afirmou que “com a colaboração de clubes, principalmente do Lions Club, essa missão se torna mais fácil”. Ele também destacou que a união entre poder público e entidades fortalece ações voltadas à dignidade e à solidariedade.

Durante o evento, foram homenageados integrantes dos Lions Clubes de Piracicaba reconhecidos pela atuação social e dedicação à comunidade: Aparecida Sônia Pulita Alanis, Maria do Carmo Alves Forte, Sérgio Roberto de Castro, Silvana Zem e Neuza Antonialli Vicentini, representada pelo seu marido, Antônio Celso Vicentini.

Sérgio Roberto de Castro usou a tribuna em nome dos homenagedos e destacou o valor do serviço ao próximo ao afirmar que “o verdadeiro sucesso reside no impacto que causamos na vida do outro”, ao relembrar os princípios que fundamentam o movimento leonístico. A fala reforçou o compromisso coletivo com ações voltadas à comunidade.

Sérgio também declarou que “não estamos recebendo apenas uma placa ou um diploma, mas o abraço de uma cidade inteira, o que evidencia o reconhecimento público ao trabalho desenvolvido". Ele concluiu ressaltando que o leonismo representa dedicação contínua à comunidade e fortalecimento dos laços sociais.

Confira, no vídeo, a solenidade, na íntegra.

Texto: Ester Carolina Geronimo Messias
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583