PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE JUNHO DE 2021

Simapira 2021: servidores da Câmara passam por capacitação


Representante do projeto USP Recicla detalhou diferenças entre resíduos e rejeitos e a logística da reciclagem



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


Como parte das Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba (Simapira) 2021, servidores da Câmara participaram, sexta-feira (11), de capacitação sobre a Resolução 5/2018, que trata da coleta seletiva dos resíduos produzidos nas dependências do Legislativo. Foi aplicado um treinamento pela educadora Ana Maria Meira, do USP Recicla, projeto desenvolvido no campus Esalq. 

“A proposta foi dialogar sobre a responsabilidade cada um nos cuidados com resíduos para que seja possível essa cadeia funcionar desde a separação dos resíduos na fonte geradora, as estruturas adequadas para que isso ocorra e para que esse processo da coleta seletiva e reciclagem possam ocorrer”, destacou Ana Maria. 

Na apresentação, ela lembrou da Lei 12.305/2010, que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e estabelece que resíduos sólidos são material, substância, objeto ou bem descartado resultante das atividades humanas (...) cujas particularidades tornem inviável o lançamento na rede pública de esgoto.

Acompanhando o espírito na legislação nacional, a resolução da Câmara, que foi proposta pela Comissão de Meio Ambiente na gestão passada, diz que todo resíduo no âmbito da Câmara deverá ser coletado e armazenado seletivamente em lixeiras apropriadas, implantadas em locais de fácil acesso e visualização. 

Ana explicou que a logística da reciclagem começa no local de trabalho, com a separação dos resíduos na fonte, sejam papéis nos escritórios, ou qualquer outro tipo de material reciclável, e ainda com os resíduos orgânicos, como restos de comida no refeitório. 

“Existe um papel importante da população e também das instituições na redução dos resíduos, no uso de materiais duráveis, no prolongamento da vida útil dos materiais, o que faz com que a prática do gerenciamento seja valorizada como um todo”, destaca. 

Coordenadora do setor de limpeza da Câmara, Helen Caroline Thomaz destacou que as dificuldades para implementação da coleta seletiva também envolve o entorno do prédio do Legislativo. “Quando a gente coloca (os resíduos) lá fora, tem um acúmulo de sujeira dos comércios em torno da Casa, dos prédios e das residências”, disse, ao apontar dificuldades para implementação. 

A vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo A Cidade É Sua (PV), destacou que o objetivo da palestra foi trazer à tona a resolução 5, de 2018, buscando reativar ações para tornar as medidas efetivas. “Acho que podemos reciclar material de escritório e fazer a compostagem no caso de restos de alimentos”, disse. 

No entanto, a parlamentar destaca que é necessário ter uma organização que envolva toda a Casa. “Para tentar fazer com que a gente consiga implementar toda essa ação aqui, precisa de dedicação da Mesa Diretora, nossa (dos vereadores), para que aconteça”, disse.

 



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Escola do Legislativo Meio Ambiente Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas