PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE MAIO DE 2022

Serviço de Fisioterapia da USP receberá moção de aplausos


Os 30 anos de atuação do Serviço de Fisioterapia da USP Piracicaba serão reverenciados, conforme requerimento aprovado nesta segunda-feira (23)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

O vereador Pedro Kawai (PSDB) foi o autor da moção



O Serviço de Fisioterapia do Campus Luiz de Queiroz, vinculado à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Piracicaba, receberá moção de aplausos pelos 30 anos de história. A moção 75/22 foi aprovada na 20ª reunião ordinária, ocorrida nesta segunda-feira (23). 

No texto, são enaltecidos os projetos de reabilitação, prevenção de doenças e promoção da saúde desenvolvidos pelo serviço, como o programa “Ações em Saúde”. Dentro do programa, destaca-se o Projeto de Reabilitação Profissional, criado em 2013, que proporcionou a readaptação de funcionários do campus com restrições para suas atividades laborais, além de oficinas e seminários sobre o tema da saúde.

A propositura cita outro projeto componente do “Ações em Saúde”, o “Vida Saudável pós-COVID-19”, no qual se realizam procedimentos para alívio da dor e se oferecem recomendações e orientações para as atividades diárias e profissionais. O texto aponta que foi percebido um aumento na demanda dos servidores, com reincidência de 19% a 20% em comparação a anos anteriores. Geralmente, apresentam-se queixas que perpassam o envelhecimento em pacientes acima de 60 anos e o surgimento de patologias relacionadas à idade, a perda da capacidade física e a consequente diminuição do potencial laboral e, por fim, as sequelas da infecção por coronavírus.

A moção descreve, ainda, que hoje o serviço conta com três fisioterapeutas que atuam durante 30 horas semanais e seguem um protocolo de atendimento que conta com avaliação (entrevista e exame físico), sessões individuais, sessões em grupo e tratamento por eletroterapia, hidroterapia, cinesioterapia e terapia manual. 

A moção de aplausos será recebida pela Dra. Vera Lúcia Martinez Vieira, responsável técnica do Serviço de Fisioterapia da USP Piracicaba e coordenadora do Programa “Ações em Saúde”.

 



Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas