
27 DE JUNHO DE 2011
Durante seu discurso na abertura da Décima Primeira Semana Municipal Anti-Drogas, o vereador Bruno Prata (PSDB) apontou as propagandas de drogas lícitas, como o cig (...)
Durante seu discurso na abertura da Décima Primeira Semana Municipal Anti-Drogas, o vereador Bruno Prata (PSDB) apontou as propagandas de drogas lícitas, como o cigarro e a cerveja, como um dos três pilares a serem combatidos para a diminuição do uso de substâncias ilícitas, como a cocaína e o crack. “Estas drogas (lícitas) são a porta de entrada para as outras mais pesadas”, disse o vereador, na manhã desta segunda-feira, dia 27, na praça José Bonifácio, no palco montado em frente à Igreja Catedral.
Bruno deferiu críticas pesadas a quem “propaga a cervejinha, o cigarro e a pinguinha como inofensivas”, acrescentou, ao citar artistas, como os cantores Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho e Sandy. A fala do vereador está em sintonia com o Relatório Mundial Sobre Drogas, divulgado na quinta-feira, dia 23, pela Organização das Nações Unidas (ONU), em que aponta queda e estabilização no consumo de drogas ilícitas em escala global e o aumento de drogas sintéticas, que são legalizadas e prescritas por médicos.
De acordo com o documento produzido pelo Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC), cerca de 210 milhões de pessoas (4,8 por cento da população entre 15-64 anos) consumiu alguma substância ilítica pelo menos uma vez em anos anteriores. Ao todo, o uso de drogas, incluindo os casos de “uso problemático”, ficou estável, representando 0,6 por cento da população de 15-64 anos. O relatório diz, ainda, que as drogas prescritas como remédios substituem substâncias ilegais por serem consideradas menos nocivas, por serem mais baratas e aceitas socialmente.
Na lista de pilares que dão sustentação ao consumo de drogas no Brasil, o vereador Bruno Prata também ressaltou a necessidade de haver maior atuação do Exército Brasileiro na defesa dos mais de 23 mil quilômetros de fronteiras nacionais – “hoje, grande delas estão desguarnecidas, o que facilita a entrada de drogas, como a cocaína, no Brasil uma das mais baratas do mundo”, disse o vereador, ao lembrar que, no País, enquanto o papelote da droga é vendido a 12 dólares, nos Estados Unidos custa 120 dólares.
Por fim, Bruno ressaltou a importância da família na prevenção sobre os perigos decorrentes pelo uso das drogas. “Pais e mães, vocês precisam ficar atentos ao comportamento dos seus filhos para não deixar eles caírem no caminho tortuoso das drogas”, salientou.
Organizado pelo gabinete do vereador Bruno Prata (PSDB), a Semana Municipal Anti-Drogas acompanha agenda nacional, já que eventos semelhantes acontecem em diversas cidades brasileiras ao mesmo tempo. Nesta segunda-feira, a abertura contou com o secretário municipal de Administração, Newton Furucho, representantes do Conselho Municipal de Álcool e Outras Drogas (Comad), presidido por Geci Fontanella, além de membros da Diretoria de Ensino, Décimo Batalhão da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Lazer, Esportes e Atividades Motoras (Selam), Guarda Civil e Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), todos apoiadores do evento.
Até sexta-feira, dia 1, a praça José Bonifácio terá tendas de entidades que atuam diretamente na prevenção ao uso de álcool e outras drogas. No período noturno, a Câmara de Vereadores sediará curso de agentes multiplicadores no combate às drogas, oferecido pelo Departamento de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
FOTO ACIMA: Bruno Prata (PSDB) fala durante abertura da Décima Primeira Semana Municipal Anti-Drogas, iniciada nesta segunda-feira pela manhã, na praça José Bonifácio
FOTO ABAIXO: Discurso de vereador durante a Semana Municipal Anti-Drogas está em sintonia com Relatório Municipal Sobre Drogas, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU)
Texto: Erich Vallim Vicente MTb 40.337
Foto: Davi Negri MTb 20.499