PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE AGOSTO DE 2020

Segundo tema de curso sobre liberdades está com inscrições abertas


Escola do Legislativo discute Liberdade de expressão, liberdade religiosa, privacidade e eleições municipais



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução


A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba abriu nesta sexta-feira (28) as inscrições para o segundo tema do ciclo de palestras "Liberdade de expressão, liberdade religiosa, privacidade e eleições municipais". Os interessados têm até 8 de setembro (véspera da data da atividade) para preencher o formulário on-line.

O tema a ser discutido é "A liberdade de consciência, de crença e de culto nas eleições municipais. Pode-se falar em abuso do poder religioso?", pelo doutor em educação Josué Adam Lazier, que integra o Conselho da Escola do Legislativo e é professor da área de humanas na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), além de coordenador da Avaliação Institucional e do Núcleo de Estudos e Programas em Educação e Direitos Humanos (Nepedh) na mesma instituição.

O ciclo de palestras é composto por três temas, dirigidos a todos que pretendem conhecer e melhor se aprofundar nos conteúdos que serão abordados em torno das ideias centrais vinculadas aos direitos de liberdade, especialmente a liberdade de expressão, de comunicação, de informação e de consciência, crença e culto.

Com foco nas eleições municipais, o segundo encontro buscará abordar os aspectos gerais, a efetividade e eventuais limites inerentes à liberdade de consciência, de crença e de culto, sobretudo durante o período eleitoral, analisando no que consiste e se é possível falar em abuso do poder religioso.

Questões como a laicidade do Estado brasileiro, a necessidade de preservação dos direitos e garantias fundamentais de todos os cidadãos e a impossibilidade real de impor uma exclusão mútua entre política e religião serão abordadas.

O curso tem duração de duas horas e começa às 14h do dia 9, pelo aplicativo de videoconferência Zoom ou pelo YouTube da Escola.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Escola do Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas