PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE MAIO DE 2022

Roda de conversa discute resíduos sólidos, inscrições terminam dia 23


Interessados na palestra sobre resíduos sólidos em Piracicaba, quarta (25), em roda de conversa da Escola do Legislativo tem até esta segunda-feira (23) para se inscrever



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Roda de conversa discute resíduos sólidos, inscrições terminam dia 23



A Escola do Legislativo de Piracicaba "Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon" promove roda de conversa para discutir "Gestão dos Resíduos Sólidos", em evento presencial, nesta quarta-feira (25), das 14 às 16 horas. Os interessados tem até esta segunda-feira (23) para se inscrever. O link para o formulário pode ser acessado aqui.

O curso se pauta no eixo temático para a captação de agentes políticos. O público alvo se volta aos gestores e técnicos de órgãos públicos e da sociedade civil organizada, lideranças comunitárias, produtores rurais, acadêmicos e membros de colegiados de controle social que vinculam-se à agenda pública.

O período de inscrição está aberto desde o dia 28 de abril, encerrando-se nesta segunda-feira, 23 de maio. O conteúdo do curso se pauta na gestão destes resíduos, em tema bastante amplo por passar pela conscientização das pessoas em relação ao consumo, pela compreensão pertinente à classificação de tais resíduos, pela necessidade e efetividade da separação, coletas convencional e coletiva, transporte e destinação adequada de todos os tipos de resíduos.

Também ganha destaque as PPPs (Parcerias Público-Privadas), voltadas aos serviços de limpeza urbana, além de coleta, transporte e destinação dos resíduos. A expectativa é que a roda de conversa possibilitará o entendimento relativo ao estado da arte, da gestão de resíduos, com um breve panorama atual, que avaliará as dificuldades e avanços na gestão de resíduos.

Na abertura do evento, um representante da Sedema (secretaria municipal de Defesa do Meio Ambiente) apresentará um contexto geral, sobre os resíduos sólidos na cidade. Em seguida, haverá um debate específico, com a participação de Ary Saraiva Rando - Engenheiro ambiental, especialista em BPM, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, e Doutor em Engenharia Civil (Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais), que também é assessor parlamentar do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”.

Na sequencia, será será avaliado os desafios e oportunidades a partir do Novo Marco Legal, pelo palestrante José Ferreira Assis - Graduado e Mestre em Engenharia Civil, Especialista em Gestão Ambiental, que atua na Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), desde 1977, quando ingressou como estagiário.

A discussão sobre a análise crítica, pesquisas e desenvolvimento terá a participação de Adriana Maria Nolasco - diretora executiva em empresa no ramo de engenharia e sustentabilidade. Nolasco também é professora sênior da Esalq/Usp.

SERVIÇO - a roda de conversa será presencial, na Escola do Legislativo - rua do Rosário, 833 - Centro. Os interessados também pode reforçar a Campanha da Solidariedade: no dia desta atividade, trazer 1 litro de leite.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas