PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 13 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

01 DE SETEMBRO DE 2021

Reunião na Emdhap aborda ações sustentáveis para a construção civil


Propostas foram levantadas pela vereadora Silvia Morales.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Reunião aconteceu nesta quarta-feira



Para discutir ações sustentáveis na construção civil, a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua, esteve em reunião nesta quarta-feira (1º) na sede da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba). Estiveram presentes o presidente da empresa pública, Sérgio Chaim, o diretor-técnico, Claudinei Casagrande, a advogada Vívian Vilela e o arquiteto e urbanista Antônio Carlos Giocondo César, pesquisador da USP (Universidade de São Paulo) e coordenador auxiliar do curso de arquitetura e urbanismo da UNIP (Universidade Paulista) de Limeira (SP).

Responsável pela intermediação, a vereadora apresentou o arquiteto especializado em projetos ambientais, que trouxe contribuições para o implemento de ações sustentáveis no setor da construção civil, voltadas especialmente para habitações de interesse social.

O projeto visa à produção e utilização de blocos ecológicos feitos de agregado siderúrgico, fornecido pela empresa ArcelorMittal, para a construção de unidades habitacionais mais econômicas e sustentáveis. Giocondo explicou que "o material já obteve a licença ambiental junto à Cetesb, bem como dispõe de qualidade e técnica de resistência comprovada pelo laboratório da USP".

Ainda de acordo com ele, por se tratar de blocos de simples manuseio, que não necessitam de argamassa para assentamento, o produto pode ser usado em programas de autoconstruções para urbanização de núcleos informais de interesse social e também em programas de fornecimento de materiais de construção.

Também formada em engenharia civil e com mestrado em urbanismo e habitação, Silvia Morales citou que a Emdhap possuía um reciclador de entulho e também uma fábrica de blocos, cujos equipamentos "infelizmente foram leiloados na gestão passada". A vereadora relembrou os mutirões que foram realizados para a utilização desses materiais na construção de unidades habitacionais de interesse social.

Sérgio Chaim se dispôs a verificar a possibilidade do retorno dos projetos e da aquisição de novos maquinários para a fabricação dos blocos ecológicos, em parceria com empresas do setor privado. Ele ressaltou, ainda, a importância do implemento de tecnologias alternativas para provisão e requalificação habitacional, considerando os altos custos dos empreendimentos convencionais.

A vereadora destacou a responsabilidade do Poder Público na proteção do meio ambiente, motivo pelo qual alternativas ecológicas, como é o caso dos blocos de agregado siderúrgico, "são de suma relevância para a sustentabilidade no setor da construção civil".



Texto:  Assessoria parlamentar Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Infraestrutura Urbana Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas