
11 DE OUTUBRO DE 2016
Parceria deve ser firmada entre o canil municipal e a instituição de ensino, com a colaboração de integrantes da ONG Bicho Bom.
Reunião ocorreu nesta segunda-feira no canil municipal
Nesta segunda-feira (10), o vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) visitou o canil municipal e reuniu-se com o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, o prefeito da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo), Fernando Seixas, a assistente de direção técnica da universidade, Roberta Bacha, integrantes da organização não-governamental Bicho Bom e funcionários do canil.
O objetivo da reunião foi discutir ideias e providências a serem adotadas sobre os cerca de 200 gatos abandonados que vivem na universidade. Ao fim do encontro, foi firmada uma parceria entre o canil municipal e a Esalq-USP, com a colaboração dos integrantes da ONG, que acompanha o caso há mais de cinco anos.
Foi combinado que, em breve, serão instaladas gaiolas para a captura dos gatos e que de 10 a 15 animais serão castrados semanalmente (esses serão identificados com um brinco).
Também foi sugerida a criação de locais específicos para alimentação dos gatos (por exemplo, a construção de uma pequena plataforma coberta), onde será colocada a ração deles. "Essa medida evitará que os potes sejam deixados espalhados pelo campus da universidade", salientou Trevisan.
O vereador lembrou que o abandono de gatos é uma "questão de saúde pública de responsabilidade tanto do município quanto da Esalq". “Será muito importante essa parceria entre o Poder Público, a universidade e os protetores dos animais", concluiu o parlamentar.